CADERNO IPATINGA 2024

17 de agosto, de 2021 | 14:30

Data homenageia mineiro dedicado à história do país

Acervo Iphan
Rodrigo Melo Franco: 30 anos dedicados ao patrimônio nacionalRodrigo Melo Franco: 30 anos dedicados ao patrimônio nacional

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Iepha-MG, que celebra em 2021 seu cinquentenário, é uma fundação vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Cabe ao Instituto pesquisar, proteger e promover os bens culturais de natureza material e imaterial de Minas Gerais, em parceria com os órgãos municipais e federal.

O Dia do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, homenageia o nascimento do mineiro Rodrigo Melo Franco (1898-1969). Com estudos em Paris, no início do século XX, conviveu com intelectuais, escritores e artistas, como Graça Aranha, Alceu Amoroso Lima, Milton Campos, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Abgar Renault e Oswald de Andrade, entre outros.

Em 1937, ele assumiu a direção do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) e durante 30 anos dedicou-se à preservação do patrimônio cultural brasileiro. Rodrigo deixou a presidência do Sphan em 1967, mas não se afastou da instituição, permanecendo presente como integrante do Conselho Consultivo até o dia de sua morte, em 11 de maio de 1969. Inúmeros textos escritos por Rodrigo foram reunidos e publicados, pelo Sphan/Fundação Pró-Memória, sob os títulos “Rodrigo e Seus Tempos: coletânea de textos sobre artes e letras” (1985) e “Rodrigo e o Sphan: coletânea de textos sobre o patrimônio cultural” (1987).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário