16 de agosto, de 2021 | 07:30

Duda Mendonça, publicitário e marqueteiro político morre aos 77 anos

Elza Fiúza / Agência Brasil
Duda Mendonça tinha 77 anos Duda Mendonça tinha 77 anos

Hospitalizado há dois meses para tratar um câncer no cérebro, o publicitário e marqueteiro político, Duda Mendonça, morreu nesta segunda-feira, aos 77 anos.

Nascido em Salvador em 10 de agosto de 1944, Duda abriu a agência DM9 em 1975, ainda na capital soteropolitana. Sua estreia no marketing político deu-se em 1985, ao trabalhar na campanha que elegeu Mário Kertez para prefeito de Salvador.

Era considerado um dos mais conhecidos marqueteiros políticos e foi responsável pela campanha eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2002. É atribuída a ele o slogan “Lulinha, Paz e Amor”, ainda usado pelo petista. O slogan veio na esteira da necessidade de afastar do presidente o discurso radical de sindicalista e sua aproximação com a elite brasileira, estratégia que resultou na eleição de Lula para a Presidência da República.

Duda ainda atuou nas campanhas de Paulo Maluf à prefeitura de São Paulo em 1992 e de reeleição da ex-prefeita da capital paulista Marta Suplicy em 2004. Também atuou nas campanhas dos irmãos Ciro e de Cid Gomes no Ceará quando eles se candidataram em 2006 a, respectivamente, a deputado federal e a governador.

Em 2005, seu nome foi envolvido no escândalo do Mensalão, prática investigada no governo Lula para manter o apoio dos deputados, em especial do Centrão, para a aprovação de matérias de interesse do governo na Câmara.

Mendonça foi acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro na campanha de Lula em 2002, mas absolvido, em 2012, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).Quatro anos depois, em 2016, passou a ser investigado na Operação Lava Jato, sob responsabilidade do juiz federal Sergio Moro e, em abril de 2017, assinou acordo de delação premiada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário