14 de agosto, de 2021 | 10:04

Um flash nos 182 anos da fotografia

Divulgação
O fotógrafo Frederico Gomes destaca a invenção do daguerreotipoO fotógrafo Frederico Gomes destaca a invenção do daguerreotipo

Você sabia que o Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto? A razão disso é a invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837. “Pouco tempo depois, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo mais sofisticado e, no dia 19 de agosto do mesmo ano, o governo daquele país considerou a invenção de Daguerre como um presente ‘grátis’ para o mundo”, conta o fotógrafo Frederico Gomes, que atua em Brasília.

O profissional cita que outro processo fotográfico, feito em um aparelho chamado calótipo, foi inventado também no mesmo ano, pelo inglês William Fox Talbot. “Devido a isso, o ano de 1839 passou a ser considerado o ano da invenção da fotografia”, afirma.

Segundo o fotógrafo e estudioso de seu ofício, a Daguerreotipia consiste em fixar uma imagem em uma placa de cobre revestida com prata, expondo a placa a cristais de iodo. “Agora, em pleno século XXI, os equipamentos estão cada vez menores e com mais ferramentas disponíveis para quem deseja tirar fotos por aí”, refete Frederico que, sem perder o foco e os fatos, observa: “a tecnologia digital é fator essencial para essas transformações”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário