13 de agosto, de 2021 | 15:40

Viaduto deve ser construído sobre linha férrea na BR-458, em Santana do Paraíso

Alex Ferreira
A passagem de nível na entrada do aeroporto costuma ficar fechada por alguns minutos, durante a passagem de composições ferroviárias A passagem de nível na entrada do aeroporto costuma ficar fechada por alguns minutos, durante a passagem de composições ferroviárias

A contrapartida da Vale em função da antecipação das concessões ferroviárias no Estado foi tema da reunião entre o deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) representantes da empresa, Jayme Henrique e Álvaro Albergaria. No encontro realizado no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os profissionais da Vale apresentaram o Plano de Intervenção e Investimento em Mobilidade Urbana para os municípios da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

Segundo Jayme, o plano visa minimizar os conflitos urbanos causados pelo traçado da EFMV, garantir segurança para população e ampliar e assegurar mobilidade urbana. Para tanto, estão previstas obras como viadutos, passarelas, muros, passagens subterrâneas e cancelas eletrônicas.

Celinho destacou suas preocupações com relação a municípios como Antônio Dias, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Periquito, Santana do Paraíso e Timóteo. “Os representantes da empresa informaram que no plano estão garantidos recursos para a construção de um viaduto sobre a linha férrea na rodovia que atende o Aeroporto Regional do Vale do Aço, com início das obras previsto para 2022 e a reorganização e introdução de novos horários para o trem de passageiros nos períodos de alta temporada”, informou o deputado.
Divulgação
Informação foi repassada por representantes da Vale do deputado Celinho SintrocelInformação foi repassada por representantes da Vale do deputado Celinho Sintrocel

Participação social

Celinho apresentou novas demandas, como a ampliação de recursos destinados às crianças e adolescentes, aos idosos e ao esporte e propôs que as Unidades Terapêuticas também recebam recursos da Vale e que a empresa participe dos esforços para a implantação de um Porto Seco/Terminal de Cargas em Coronel Fabriciano.

Os dois representantes se comprometeram a propor um estudo sobre a viabilidade de repasses para as Unidades Terapêuticas. Sobre o Terminal de Cargas, indicaram a necessidade de abrir um debate com a VLI Multimodal S/A, empresa de logística responsável pela concessão, e buscar alternativas e apoio junto às empresas e órgãos públicos locais.

Outras pautas


Também nesta semana, o deputado se reuniu com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, Fernando Marcato, que reafirmou o calendário de conclusão das obras do Aeroporto Regional, prevista para o fim do mês de setembro e o início das operações aéreas em outubro.

O secretário também informou que vai solicitar ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) uma avaliação para instalação e uma ciclofaixa na LMG-760, que vem cada vez mais sendo usada por ciclistas.

Sobre o início das obras de pavimentação da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio, o Marcato comunicou que o governo e o Ministério Público estão em entendimentos com vistas a promover um realinhamento de diretrizes gerais para licenciamentos ambientais. “O secretário garantiu que os realinhamentos não afetarão diretamente a Estrada Parque e que assim que forem concluídos os estudos, serão tomadas as devidas providências para início das obras, mas não deu um prazo”, informou o deputado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Edercio Cesario Martins

13 de agosto, 2021 | 19:35

“A cada semana , vem um politico da nossa região falar algo sobre melhorias para vários pontos da Região Metropolitana do Vale do Aço mas que nada se concretiza ,sempre em atraso ou não é feito ,ficando somente no papel e o povo novamente sendo enganado e a Justiça nada faz. Se estes políticos são mesmo os nossos representantes,Porque eles não se une e lutem pelo povo que os elegeram e trabalhem para bem da sociedade. Assim todos ganham juntos.”

Envie seu Comentário