15 de julho, de 2021 | 15:06

Cruzeiro vai deliberar em agosto se clube será transformado em empresa

Divulgação Cruzeiro
Presidente do Cruzeiro celebrou aprovação do Projeto de Lei e já vislumbra caminhos para o clubePresidente do Cruzeiro celebrou aprovação do Projeto de Lei e já vislumbra caminhos para o clube

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei 5516/19, do Senado Federal, que estimula a transformação dos clubes de futebol em empresas sociedade anônima e prevê regras de parcelamento das dívidas atuais. Segundo o projeto, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se aprovado pelo clube, todos os bens e direitos serão transferidos à Sociedade Anônima de Futebol (SAF), que poderá emitir títulos. Atualmente, os clubes de futebol são caracterizados como uma associação civil sem fins lucrativos.

Com a aprovação do PL, que precisa agora ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Cruzeiro marcou para o dia 2 de agosto uma assembleia extraordinária do conselho deliberativo, com o objetivo de aprovar o projeto de transformar o clube em empresa.

Disputando pelo segundo ano consecutivo a Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro vive a pior crise financeira e esportiva dos seus 100 anos de história, com uma dívida de cerca de R$ 1 bilhão, e vê neste projeto uma forma de se reerguer. "É uma forma mais segura de captação de recursos que ela (lei) possibilita, com a proibição de participação em atletas, que era o meio que os clubes brasileiros mais utilizam para ter captação de recursos", disse o presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues.

O mandatário ainda traçou o perfil ideal de um investidor, em entrevista à Rádio 98FM. "Seria grupo provavelmente estrangeiro, porque tem muito estrangeiro querendo colocar dinheiro no Brasil ainda mais pelo cenário econômico com a desvalorização do real em relação ao dólar, e com know-how no futebol", explicou. "A gente já teve conversa preliminar com um grupo e que gostaria da nossa participação, tem grupo que gostaria de assumir a gestão 100% e tem grupo que está pensando apenas no financeiro, quer colocar dinheiro e deixar a gestão como está sendo feita e ter a cobrança e fiscalização do retorno financeiro", adiantou.

Dívidas atuais

O texto permite aos clubes que quiserem se transformar em SAF separarem as dívidas civis e trabalhistas que têm sem repassá-las à nova empresa, que administrará a atividade de futebol e repassará ao clube parte da renda.

Nos primeiros seis anos, o Judiciário fará os pagamentos aos credores e, após esse prazo, se o clube tiver quitado pelo menos 60% do passivo original, o regime poderá ser prorrogado por mais quatro anos. Nessa prorrogação, em vez de a SAF destinar ao clube 20% das receitas mensais, poderá direcionar 15%. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário