Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de julho, de 2021 | 11:49

Administração de Coronel Fabriciano afirma que presta informações para elucidar fatos em apuração pela Polícia Federal

PF informou que deflagrou hoje segunda fase de operação para combater fraudes a licitações em contratos para aquisição de equipamentos médicos no âmbito da pandemia de covid-19

Divulgação
PF deflagra a segunda fase da Operação Vácuo, para investigar irregularidades em contratos celebrados em Coronel Fabriciano PF deflagra a segunda fase da Operação Vácuo, para investigar irregularidades em contratos celebrados em Coronel Fabriciano

A assessoria jurídica da Prefeitura de Coronel Fabriciano informou na manhã desta quinta-feira que teve ciência da visita de agentes da Polícia Federal ocorrida hoje na residência da Diretora Executiva do Hospital Dr. José Maria Morais, cujo objetivo é buscar elementos para esclarecimentos em relação a investigação em andamento pelo órgão.

"O município informa que está contribuindo com as investigações e continuará contribuindo no sentido de prestar todas as informações para elucidar os fatos. Reiteramos nosso compromisso em cumprir a lei e defender o interesse público", conclui nota divulgada pelo governo por volta das 11h de hoje.

Conforme nota oficial divulgada pela assessoria da Polícia Federal em Minas Gerais, hoje foi deflagrada a segunda fase da Operação Vácuo, que apura fraudes na aquisição de equipamentos médicos. Os prejuízos estimados aos cofres públicos são de, no mínimo, R$ 414 mil, informa a PF.

As investigações, que são realizadas com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), apuram irregularidades na celebração de contratos com a Prefeitura de Coronel Fabriciano, com suspeita de superfaturamento de valores e possível conluio entre empresas que participaram de cotações dos serviços.

"A primeira fase da Operação Vácuo foi deflagrada em novembro de 2020 e identificou que a principal investigada teria vendido dois ventiladores pulmonares e alugado outros 10 à citada prefeitura, sendo que o preço de seis meses de aluguel do equipamento supera seu valor de compra", informa a PF em nota.

Ainda segundo a PF, o aprofundamento das investigações trouxe indícios do envolvimento de pessoas físicas, relacionadas à Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano nas fraudes, havendo fortes indícios de recebimento de propinas para celebração dos contratos superfaturados.

A PF representou por dois mandados de busca e apreensão e pela quebra de sigilo bancário de pessoas físicas e jurídicas relacionadas aos fatos em investigação, tendo sido expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Ipatinga.

Os suspeitos são investigados pela prática dos crimes relacionados à fraude a licitações, superfaturamentos e peculato, previstos nos art. 90 e 96, I da lei 8666/93 e 312 do Código Penal, podendo cumprir, se condenados, até 10 anos de prisão. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sensato Denuncia

16 de julho, 2021 | 09:17

“Gaeco podia atuar para combater o nepotismo cruzado... O que tem de morador de Fabriciano trabalhando na prefeitura de Ipatinga e vice versa não está no vive. E já é uma prática de todos os governos anteriores. Uma falcatrua danada em troca de apoio político.”

15 de julho, 2021 | 17:26

“O sujo falando talvez do mal lavado,, digo mal lavado porque até o momento, o que se sabe não apareceu maus feitos do atual Prefeito, agora quanto ao ex-prefeito acusador, ixiiiiiii.... melhor nem comentar.”

Gildázio Garcia Vitor

15 de julho, 2021 | 13:01

“Então o Chico "Doido" Simões só errou o alvo por alguns metros: Rodoviária X Hospital Dr. José Maria Morais.”

Envie seu Comentário