14 de julho, de 2021 | 09:02

Mulher morre engasgada com tapioca, em Santana do Paraíso

Arquivo DA
Paciente foi atendida em sua residência, no bairro Parque Caravelas, mas não sobreviveu Paciente foi atendida em sua residência, no bairro Parque Caravelas, mas não sobreviveu

Uma mulher de 55 anos morreu ao engasgar com tapioca na rua Barretos, no bairro Parque Caravelas, em Santana do Paraíso. A vítima M.G.E.S. chegou a ser atendida pelo Corpo de Bombeiro Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), porém não resistiu e morreu antes de ser levada para um hospital.

A Polícia Militar foi informada, via telefone de emergência 190, no fim da manhã de terça-feira (13), que havia uma pessoa engasgada com alimento e precisava de socorro. Uma equipe da PM foi ao local para um primeiro atendimento até a chegada do Corpo de Bombeiros.

A vítima encontrava-se desacordada sobre o sofá, segundo familiares depois de engasgar-se ao comer tapioca. Os parentes tentaram ajudá-la, como não conseguiram, buscaram ajuda por meio dos telefones de emergência.

Em seguida chegaram os militares dos bombeiros que iniciaram os procedimentos, enquanto uma unidade avançada do SAMU era acionada. Os socorristas confirmaram que o caso se tratava de obstrução de vias respiratórias com alimento.

Os procedimentos de urgência foram realizados diante da constatação de uma parada cardiorrespiratória, contudo os socorristas não obtiveram sucesso em reanimar a mulher e foi constatado o óbito da vítima. O médico do SAMU e uma médica confirmaram a mesma causa da morte. O corpo de M.G. foi liberado para a familiar providenciar o funeral, conforme informações da PM.

Manobra de Heimlich pode salvar pessoa engasgada

Engasgar-se é um fato mais comum do que se pensa. Caso a pessoa não receba atendimento à tempo pode ser fatal, como no caso da moradora do Parque Caravelas. No dia 6 de julho um bebê, de dois meses de vida, que tinham se engasgado, foi salvo por dois policiais rodoviários, à margem da BR-381 em Governador Valadares.

Os agentes foram procurados pelos pais à beira da rodovia, e um dos polciais realizou a "Manobra de Heimlich", utilizada para desobstruir as vias áreas. Após algum tempo a pequena menina voltou a respirar e a chorar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Domingos Tibúrcio

15 de julho, 2021 | 18:25

“Já realizei esse procedimento de socorro em duas crianças e cinco a seis vezes em adulto. Isso deveria ser ensinado na escola, no trabalho, nos grupos de oração etc. É muito simples de ser feito e salva vidas.”

Jane

15 de julho, 2021 | 13:00

“Fiz no meu curso de eletrônica mas como bem informou o leitor de codinome "bom" deveria ter reciclagem. Em alguns países as pessoas simulam saídas de predios em chamas ou terremoto, Aqui é cada um pro seu lado. Nestes locais as pessoas aprendem que em grupo é mais segura descer escadas de braços dados... e por aí vai.”

Bom

14 de julho, 2021 | 20:13

“Não é de interesse público, mas o curso de primeiros socorros era pra ser obrigatório pra toda população, incluindo reciclagem a cada tempo.
Passou da hora”

Envie seu Comentário