13 de julho, de 2021 | 17:24

Sancionada em Ipatinga lei que oficializa Dia Municipal do TDAH

Divulgação
Governo promoveu evento no Parque Ipanema para divulgar instituição do Dia Municipal do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade Governo promoveu evento no Parque Ipanema para divulgar instituição do Dia Municipal do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade

Ocorreu nesta terça-feira (13) a sanção, pelo Executivo de Ipatinga, da lei derivada de projeto de autoria do vereador Ney Professor (PTC), que institui a data de 13 de julho como o Dia Municipal do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), informou o governo local.

Os benefícios da Lei n° 4.201/21, já oficializada com publicação no Diário Oficial, foram divulgados em evento realizado na tarde desta terça, no Parque Ipanema. No galpão central, onde várias lideranças e autoridades do município estiveram presentes, foi realizada uma apresentação do Grupo de Percussão do Centro de Atendimento Multidisciplinar Herbert de Souza (Cenam), integrado exclusivamente por crianças portadoras de TDAH. Essa é uma das várias oficinas oferecidas pelo Cenam para as crianças com o transtorno.

O que é o TDAH?

O TDAH é hoje considerado um transtorno bastante comum em crianças e adolescentes. Cerca de 3 a 5% das crianças vêm manifestando esse transtorno, que é passível de tratamento e permite condições normais de vida para as pessoas diagnosticadas.

Em média, 60% das crianças e adolescentes com TDAH entram na vida adulta com sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade, porém em menor número. Já os adultos costumam ter dificuldade em organizar e planejar atividades do dia a dia, principalmente determinar o que é mais importante. É bastante comum o estresse ao assumir vários compromissos simultâneos, além da grande dificuldade de lembrar de suas tarefas, o que é extremamente prejudicial ao seu dia a dia pessoal e profissional.

Para que o tratamento do transtorno seja eficaz, ele deve ocorrer de modo múltiplo, envolvendo as áreas de psicoterapia e fonoaudiologia, quando houver transtornos de fala ou escrita, combinadas com medicamentos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário