CADERNO IPATINGA 2024

13 de julho, de 2021 | 16:04

Equipamentos darão mais celeridade para o Minas Reurb no Vale do Aço

Divulgação
Com os equipamentos, a expectativa é que o tempo médio para mapeamento de uma área reduza de 20 dias para apenas dois dias Com os equipamentos, a expectativa é que o tempo médio para mapeamento de uma área reduza de 20 dias para apenas dois dias

O Minas Reurb – Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial, um dos principais programas do Governo de Minas Gerais, ganha mais um incremento no Vale do Aço. A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço - ARMVA informa que adquiriu e já está utilizando novos equipamentos para o aerolevantamento e geolocalização das áreas a serem contempladas pelo programa. O objetivo final do Minas Reurb é entregar o título de propriedade de imóvel ao cidadão beneficiário que se enquadre na legislação pertinente.

Entre os equipamentos já foi adquirido o drone, com capacidade de realizar ortofotos com alta resolução, e está em fase final de aquisição o aparelho para georreferenciamento, o RTK. Com os equipamentos, a expectativa é que o tempo médio para mapeamento de uma área reduza de 20 dias para apenas dois dias. Além disso, com o cruzamento das informações dos dois aparelhos é possível gerar mapas com precisão de dois a cinco centímetros, sendo a margem de erro muito menor que a própria medição in loco. Todos os equipamentos foram comprados por meio de emenda parlamentar destinada à ARMVA pelo deputado estadual Bartô (NOVO).

Expansão do Minas Reurb

Atualmente, quase 1.400 lotes estão em fase de regularização pela ARMVA, em Timóteo, Ipaba e Antônio Dias. Com a chegada do drone e outros equipamentos, a expectativa é que os trabalhos possam ser ampliados para outros municípios da região.

Segundo a Gerente de Regularização Fundiária da ARMVA, Glauciene Vasconcelos, a aquisição dos aparelhos traz uma série de benefícios para a autarquia e para toda a população do Vale do Aço. “Com os equipamentos, a fase de levantamento aéreo e topográfico será feita, em sua maioria, internamente. Assim, teremos maior controle na qualidade desse processo; menor custo para o trâmite de regularização fundiária, maior autonomia em todas as fases do processo e também um aumento na escala, no alcance e na eficiência do Minas Reurb. Temos o desejo de atingir o máximo de cidadãos da RMVA e Colar com este programa que confere ao beneficiário a garantia de propriedade do imóvel, a valorização da propriedade e maior segurança jurídica no processo de compra e venda”, destaca Glauciene.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário