Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de julho, de 2021 | 17:07

Giramundo disponibiliza espetáculos no YouTube

Marcos Malafaia/Divulgação
A montagem de ''A Bela Adormecida'' marca o surgimento do Grupo GiramundoA montagem de ''A Bela Adormecida'' marca o surgimento do Grupo Giramundo

Entre as ações comemorativas aos 50 anos do Grupo Giramundo está a disponibilização na internet de três montagens marcantes da companhia no YouTube, possibilitando a democratização do acervo criado pelos artistas. Os espetáculos são representativos de três períodos distintos e também se diferenciam pelas técnicas de construção e manipulação dos bonecos. As montagens podem ser conferidas no YouTube do Giramundo a partir da próxima semana. A cada quinzena, uma produção assinada pelo grupo poderá ser acessada diretamente na plataforma.

Abrindo a temporada de exibições, entre os dias 12 e 26 de julho, o público poderá acompanhar “A Bela Adormecida”, o espetáculo responsável pelo surgimento do Giramundo. Entre os dias 27 de julho e 10 de agosto será a vez de “Os Orixás”, uma experiência musical e visualmente muito rica e potente. No dia 11 de agosto começa a exibição de “As Aventuras do Dr. Botica”, uma história divertida, inspirada no universo dos brinquedos, que seguirá na plataforma até 25/08.

“A Bela Adormecida” foi criado em 1971 de forma totalmente despretensiosa, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Maria do Carmo Vivacqua Martins, a Madu, como uma brincadeira familiar. O texto foi adaptado por ÁLvaro Apocalypse a partir do conto de Charles Perrault e, como o grupo contava apenas com três integrantes, todas as cenas foram construídas para, no máximo, três manipuladores. A maioria dos bonecos desta primeira versão acabou se deteriorando com o passar do tempo, em função da fragilidade do material. Em 1991, “A Bela Adormecida" foi novamente remontada, tornando-se o primeiro espetáculo do grupo a trocar totalmente de mãos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário