Expo Usipa 2024 02 - 728x90

11 de julho, de 2021 | 10:00

Falta de cuidados com as marquises podem provocar acidentes, alerta engenheiro

Tiago Araújo
O engenheiro Antônio Flávio destacou que as marquises têm sido negligenciadas ao longo do tempo O engenheiro Antônio Flávio destacou que as marquises têm sido negligenciadas ao longo do tempo

Construídas com o intuito de proteger a entrada de prédios da chuva e do sol, as marquises são bastante comuns na arquitetura. Ao andar pelas ruas das cidades, é possível observar muitas edificações com essa estrutura. No entanto, as marquises requerem uma atenção especial dos proprietários de imóveis para evitar certos problemas e até acidentes com vítimas. O alerta é do engenheiro civil Antônio Flávio Costa, que tem experiência há 20 anos em obras prediais no Vale do Aço.

Conforme o profissional, as marquises têm sido negligenciadas ao longo do tempo por muitos proprietários de imóveis, que não dão a devida atenção para tal estrutura. “Há muitas marquises em Ipatinga faltando pedaços de concreto. Isso realmente é um risco à população. Nos centros comerciais das cidades, várias marquises são tapadas com placas de loja, mas vire e mexe parte da estrutura cai. Além disso, costuma-se colocar ar-condicionado sobre as marquises, sendo que não foram dimensionadas para suportar tal peso”, explicou.

Estrutura em balanço

Antônio Flávio também ressalta que as marquises são estruturas em balanço (suspensa no ar), ou seja, que não têm um apoio e, quando ocorrem as manutenções, a maioria das vezes é feita de forma errada. “É feita uma ‘maquiagem’ com materiais que não são indicados. Há ainda a falta do serviço de impermeabilização nas marquises, que é necessário, porque a água de chuva cai e penetra na estrutura, com isso vai corroendo as marquises”, destacou.

Cuidados

Conforme Antônio Flávio, os cuidados com as marquises devem ser feitos com inspeções periódicas, realizadas por um profissional capacitado, de preferência um engenheiro, e o tratamento de recuperação da estrutura deve ser feito com materiais adequados. “Além disso, deve ser feita a impermeabilização da marquise, da face exposta onde a água da chuva atinge. Portanto, a manutenção deve ser feita por profissionais capacitados para que possa dar uma sobrevida a esse tipo de estrutura”, alertou.

Responsabilidade

O engenheiro civil também relata que, em caso de acidente provocado por parte da estrutura da marquise que cedeu e atingiu um veículo ou uma pessoa, a responsabilidade é do proprietário do imóvel. “Nas fachadas de prédio, acontece muito desplacamento do reboco da marquise, ou seja, parte da estrutura se solta e cai. Caso ocorra algum acidente por causa disso, o síndico é responsável civil e criminalmente. Dessa forma, todo acidente que ocorrer envolvendo a marquise é de responsabilidade do síndico do condomínio ou proprietário do imóvel”, alertou.

Arquivo DA
Os cuidados com as marquises devem ser feitos com inspeções realizadas por um profissional capacitado Os cuidados com as marquises devem ser feitos com inspeções realizadas por um profissional capacitado
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário