10 de julho, de 2021 | 09:02

Falta de oportunidades no mundo globalizado

Wanderson R. Monteiro *

Atualmente, podemos observar que existe uma enorme escassez de oportunidades de mudanças de vida em nosso país, e isso já vem se estendendo há muito tempo, muito antes de todo o nosso atual período pandêmico, de forma que o povo brasileiro tem vivido completamente sem esperanças e sem perspectivas de um futuro melhor, individualmente, ou como nação.

Para todos os lados que olhamos podemos ver as portas de oportunidades se fechando: empregos, sonhos, futuros, projetos de vida; tudo se perdendo em meio a falta de oportunidades que assola nosso país.

Diante dessa realidade, reina a desesperança, o desespero, o medo, a frustração, reina a dor e a tristeza das inúmeras pessoas que tiveram, e têm, seus sonhos e perspectivas de futuro ceifados por nossa horrenda realidade.
Infelizmente, a realidade brasileira é extremamente limitada nas questões que envolvem projetos de vida e visões de mundo que vão além de nossa cultura, e de nossa realidade, muitas vezes permeada, influenciada, ou situada no meio rural.

Assim, faz-se necessário buscar forças, estímulos e inspirações, que venham de fora de nossa triste realidade brasileira para que possamos voltar a pensar em algum tipo de futuro outra vez, um futuro que vá além da repetição das atividades, e até mesmo sonhos e desejos, que são passados de pai para filho, como se não existissem outras maneiras e meios de enxergar e viver a vida.

Assim, para que possamos romper com a limitação de nossa cultura, faz-se necessário a assimilação de novas ideias e visões de mundo, que venham de fora de nossa realidade, que nos inspire a buscar outros caminhos que, por causa de nossa limitação, imposta por nossa realidade, normalmente não conseguimos ver, de maneira a abrirmos nossos olhos para as novas possibilidades de vida que se apresentam a nós a partir da assimilação de novas ideias provenientes de outras culturas.

Essa necessidade seria um enorme problema se vivêssemos há alguns anos. O fato é que no mundo globalizado tornou-se muito mais acessível o conhecimento de ideias provenientes de outros lugares, de forma que, para aqueles que anseiam por tentar se livrar das amarras e limitações de nossa cultura, a facilidade ao acesso à informação, proveniente do mundo globalizado, será sempre uma ajuda bem-vinda, desde que bem utilizadas e empregadas para transformação de vidas e mudança de futuros.

* Bacharel em Teologia pelo ICP. São Sebastião do Anta - MG
[email protected]

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

10 de julho, 2021 | 17:22

“As pessoas no geral têm dificuldade pra desenvolver qualquer trabalho em equipe. Ninguém sabe trabalhar em equipe, falha que carregamos lá dos bancos escolares. Nosso país carente de várias reformas afim de facilitar a vida dos mais pobres, aqueles mais carentes dos bens materiais.”

Envie seu Comentário