09 de julho, de 2021 | 15:36

Campanha pede que população de Ipatinga não descarte lixo na rua

Divulgação
A média semanal de lixo produzido na cidade é de 1.842 toneladasA média semanal de lixo produzido na cidade é de 1.842 toneladas

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga vem destacando a importância do correto descarte do lixo, a fim de sanar os problemas recorrentes de toneladas de lixo que são descartadas em áreas verdes na cidade. Conforme observam os técnicos e gestores da área, o descarte irregular somado à falta de sintonia com os horários do serviço de coleta constituem um sério problema ambiental. Não se trata apenas de uma questão de estética, mas de saúde pública, alerta a pasta.

De acordo com a Sesuma, inúmeros locais de descarte irregular que já foram limpos pelos servidores voltaram a servir de depósito de lixo, alguns deles quase no mesmo dia da ação de despoluição.

Os fiscais da Secretaria salientam: “É importante frisar que muitas vezes o descarte acontece por parte dos grandes geradores de lixo na cidade, e a reincidência vem de estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e hortifruitigranjeiros, dentre outros”. O Sesuma alerta que essa prática trata-se de infração grave, passível de punição prevista em lei, sendo diariamente verificados por fiscais da Sesuma.

Diante dessa situação, o secretário da área, Célio Andrade, faz um apelo à população. “Cuidar do espaço que vivemos é sinal de amor. Preservar o meio ambiente é preservar a própria vida humana. Colhemos o que plantamos: não jogue lixo, jogue sementes”.

Volume descartado

Segundo dados apurados pela Secretaria, em todo o ano de 2020 foram descartadas 93.980 toneladas de lixo produzidas pela população. Em 2021, de janeiro a junho, o número chega a 44.218 toneladas de lixo, incluindo o lixo domiciliar, entulhos, restos de árvores cortadas e capina, entre outros. A média semanal de lixo produzido na cidade é de 1.842 toneladas.

Denúncias

As denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos devem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal. O contato é feito por meio do telefone 156.

Roteiro da coleta de lixo em Ipatinga

No turno diurno, às segundas, quartas e sextas-feiras, a coleta é realizada no distrito de Barra Alegre e bairros Bom Jardim, Cidade Nobre, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Esperança, Nova Esperança, Iguaçu 1 (lado do Game até a avenida Brasil), Limoeiro, Morro do Sossego, Vila Formosa e comunidade de Pedra Branca.

No turno noturno, às segundas, quartas e sextas-feiras, no bairro Castelo, Distrito Industrial, Iguaçu 2 (Lado da E. M. Maria Rodrigues Barnabé), Ideal, Ferroviários, Horto, Santa Mônica, Novo Cruzeiro, Planalto, Parque das Águas, Vila Ipanema, Veneza I e Veneza II.

Às terças, quintas e sábados, no turno diurno, a coleta é feita no Residencial Ayrton Senna, bairros Bethânia, Das Fontes, Caçula, Canaã, Canaãzinho, Forquilha, Morro São Francisco, Morro do Cruzeiro, Taúbas, Tiradentes, Vagalume, Vila Militar, Vila Celeste, Vale do Sol e Vista Alegre.

Às terças, quintas e sábados, no turno noturno, a coleta acontece nos bairros Areal, Das Águas, Bela Vista, Bom Retiro, Caravelas, Cariru, Imbaúbas e Jardim Panorama.

Nas quartas-feiras é a vez das comunidades rurais.

De segunda-feira a sábado, após as 17 horas, são atendidas as seguintes localidades: avenidas Roberto Burle Marx, Macapá, Livramento, Londrina, Juscelino Kubitschek, Minas Gerais, Selim de Sales, Alberto Giovannini, Carlos Chagas, Simon Bolívar, Monteiro Lobato, Brasil, Guido Marliere, das Flores e Orquídea, Centro Comercial do Esperança, Horto, Cariru e Bom Retiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedrinho Perito

10 de julho, 2021 | 07:58

“Concordo com Sr. Carlos Roberto M.de Souza, inútil campanha pra ensinar burro velho a marchar ! Contudo, porém, toda via, é preciso fomentar as boas e corretas atitudes na sala de aula, com os alunos, aliado a isso, também fazer uma campanha ''punitiva'' indicando ao cidadão sujão que se sujar vaí doer no bolso. Tá na hora, ou passou da hora de multar esse povo sujão, seja por fezes de pets nas calçadas, seja por acondicionamento incorreto do lixo, descarte irregular e também por atear fogo em lixo doméstico, sobretudo em areas urbanas. É PRECISO DOER NO BOLSO PRA APRENDER !”

Antonio Dimas Guedes Otoni

09 de julho, 2021 | 21:58

“Muito bem Carlos, você disse a verdade, falta de educação, tem que punir... campanha não resolve.....”

Pets

09 de julho, 2021 | 20:24

“Deveriam fazer também uma campanha para que os donos de pets recolhessem suas fezes. Na calçada de minha casa todos os dias tem fezes e sempre do mesmo cão. Vizinhos sejam educados. Não deixem seus pets fazerem nas calçadas de outras residências o que não gostariam que fizessem nas suas.”

Jorge

09 de julho, 2021 | 19:53

“A verdade a empresa de coleta seletiva de Ipatinga,os funcionários jogam as sacolas no momento que está juntando o lixo para coleta do caminhão,com isso a sacola rebenta e espalha na rua,estou desempregado,posso trabalhar corretamente para evitar estes acontecimentos.”

Carlos Roberto Martins de Souza

09 de julho, 2021 | 17:47

“Para um povo sem nenhuma educação, campanha nenhuma resolve!”

Envie seu Comentário