Expo Usipa 2024 02 - 728x90

09 de julho, de 2021 | 10:06

Disputa ao Legislativo Estadual já movimenta a política regional

Nomes de alguns dos possíveis candidatos estão em levantamento realizado pelo Diário do Aço, por meio de abordagem aos políticos; a maioria experientes e poucos novatos

As Eleições Gerais estão relativamente distantes no calendário, mas a movimentação daqueles que planejam concorrer a algum dos cargos em 2022 já é intensa. O Diário do Aço conversou com lideranças sobre os bastidores da política regional e levantou alguns nomes que poderão disputar o cargo de deputado estadual, um dos “mais atraentes” no universo político atual (a Assembleia Legislativa de Minas Gerais é formada por 77 deputados).

Previsto para o mês de outubro do ano que vem, o pleito deve esquentar o clima de disputa em Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso, cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), bem como os outros mais de 20 municípios do Colar Metropolitano, redutos igualmente disputados pelos partidos e lideranças nas principais cidades, sempre com figuras de peso quando o assunto é articulação.
 
Divulgação
Nome do Professor Vespa tem despontado na discussão sobre as Eleições GeraisNome do Professor Vespa tem despontado na discussão sobre as Eleições Gerais
Novidades em Timóteo

Para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Timóteo tem um nome que desponta na discussão, o do Professor Vespa (Rede), apelido do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, que vem ganhando espaço após o grupo político do qual ele faz parte ter recebido nas eleições municipais de 2020 mais de 26 mil votos. Outros fatores têm pesado de forma positiva a seu favor, como o fato de que no século XXI o município de Timóteo não teve ainda nenhum representante genuinamente do meio político local eleito à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O último representante da cidade na ALMG foi o ex-prefeito Geraldo Nascimento, eleito em 1994 para a 13ª legislatura. Outra liderança expressiva de Timóteo que também representou o município na Assembleia foi o ex-prefeito Geraldo dos Reis Ribeiro, no período de 1983 a 1987, na 10ª legislatura.
 
Fim da turbulência

A partir da primeira década dos anos 2000, Timóteo passou a conviver com um período turbulento de instabilidade política e administrativa que, aliada à falta de representatividade do município no Legislativo estadual, dificultou o direcionamento de emendas parlamentares e a falta de investimentos, travando assim o desenvolvimento local.

Essa realidade começou a mudar, segundo o Professor Vespa, com a eleição do atual prefeito Douglas Willkys (PSB) em uma eleição extemporânea no ano de 2018. “De lá pra cá, o município começou a recuperar a estabilidade por meio da união de esforços”, pontua o vice-prefeito. É neste cenário que a pré-candidatura de Vespa se insere.
 
Sistema

O atual sistema eleitoral brasileiro permite que partidos como a Rede Sustentabilidade elejam candidatos sem a necessidade de coligações partidárias. Para alguns interlocutores, Professor Vespa representa a renovação política no Vale do Aço. Vespa tem um histórico de vida ligado à defesa da Educação; foi vereador por dois mandatos e é o atual vice-prefeito e secretário de Educação de Timóteo.

“Temos que aprofundar essa ideia de construir uma candidatura de consenso, baseada na união por Timóteo e Vale do Aço. Fico feliz de o meu nome ter sido lembrado, o que demonstra que o nosso trabalho está no caminho certo. É um desafio que aceito com a disposição de quem ainda tem muito a contribuir”, pontuou Professor Vespa.

Jenifer Graciele (PT), que concorreu ao cargo de prefeita no ano passado, salientou que a legenda ainda não promoveu essa discussão, o que deve ocorrer no mês de agosto e que por ora não há nada definido a respeito de uma candidatura. Além dela, o médico Renato Martins (MDB) poderia ser uma figura nesta disputa, mas não deu retorno às mensagens da reportagem e tampouco às ligações. Outros nomes podem surgir, mas sem força até o momento.

Santana do Paraíso

Figura popular em Santana do Paraíso, Joaquim Correia de Melo, o Kim, ex-prefeito por dois mandatos, divulgou, por meio de sua assessoria, que de fato existe uma intenção do partido (MDB) em lançar seu nome para candidato a deputado estadual, uma vez que teria grande aceitação perante a opinião pública, “considerando que deixou o governo de Santana do Paraíso com mais de 80% de aprovação”.

“O que demonstra que prestou serviços relevantes enquanto prefeito da cidade. Além disso, a sua passagem pela Prefeitura de Santana do Paraíso ficou marcada na história, principalmente pelo respeito de Kim ao próximo e aos que mais necessitam, bem como pelas grandes realizações que deixou na cidade”, publicou, em nota.

Ex-prefeito de Santana do Paraíso, Antônio Afonso Duarte, o Zizinho (PT), declarou que conversações a respeito têm sido mantidas e que “há um grupo incentivando, porém ainda não tomei a decisão”, frisou.
 
Arquivo DA
Celinho Sintrocel confirmou planejamento para nova disputa ao Legislativo Celinho Sintrocel confirmou planejamento para nova disputa ao Legislativo
Celinho é destaque em Coronel Fabriciano

Celinho Sintrocel (PCdoB) tentará a reeleição para seu quarto mandato como deputado estadual, o que, segundo o parlamentar, servirá para dar continuidade aos trabalhos que têm sido desenvolvidos.

“A princípio, estarei sim como pré-candidato, renovando a participação em mais uma legislatura na ALMG e vejo como importante para que possamos continuar a dar representação aos trabalhadores, com a geração de emprego, políticas de infraestrutura como no caso da BR-381. Nosso mandato conseguiu várias obras importantes para a região, a exemplo da pavimentação da LMG-760, e também a obra da ponte que liga Coronel Fabriciano a Timóteo, a questão do aeroporto, SAMU Regional, dentre outros. Nosso mandato teve atuação importante na área da saúde, com investimentos de emendas parlamentares para todas as prefeituras, trabalhamos muito pela Estrada Parque Bispo Dom Helvécio, em Marliéria. Para dar continuidade às políticas públicas de nossa região, estarei sim à disposição de toda sociedade, e em especial ao nosso Vale do Aço, Colar Metropolitano, Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Uma experiência grande que temos em nossa vida parlamentar e que gostaríamos de continuar prestando e defendendo os interesses do povo mineiro na Assembleia Legislativa”, reforçou.
 
De fora

O ex-vereador Marcos da Luz (PT), que foi candidato a prefeito em Fabriciano, informou que irá trabalhar para a eleição de Lula à Presidência da República e também com foco no governo estadual, não necessariamente sendo candidato a algum cargo eletivo, mas contribuindo na formulação de políticas e de projetos para fazer com o que o aparelho estatal esteja a serviço de um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

“É fundamental para o Vale do Aço que o Brasil volte a ter um governo federal que se preocupe com a vida, com o povo, com a saúde, a educação pública e com a volta dos empregos. E Lula está interessado em discutir os problemas de todas as regiões de Minas e como o PT pode construir caminhos junto à sociedade para melhorar a política mineira e brasileira. Lula foi muito importante para o nosso Estado”, destacou.

Candidato a vice-prefeito nas eleições de novembro, Joaquim Xavier de Souza (Rede) declarou que disputará uma vaga no Legislativo. Outros nomes surgirão ao longo dos próximos dias e meses, assim como alguns desta matéria poderão deixar o debate, o que é natural no processo eleitoral.

Variável

O levantamento foi feito junto àqueles que a reportagem soube da intenção de candidatarem-se e que responderam sobre tal pretensão. Continue acompanhando nossa edição impressa e on-line, por meio do portal Diário do Aço, e fique por dentro dos bastidores da eleição de 2022, assim como da política regional e suas articulações neste sentido. Afinal, a política é dinâmica e tem novidades inesperadas, outras aguardadas, principalmente por meio de alianças e orientações das lideranças de esferas superiores.


Ipatinga tem variedade de nomes para a disputa em 2022



Arquivo DA
Roberto Soares é chamado de ?homem forte? da atual administração ipatinguenseRoberto Soares é chamado de ?homem forte? da atual administração ipatinguense
O universo de possíveis candidatos em Ipatinga é amplo e eclético. O secretário de Governo da Prefeitura de Ipatinga, Roberto Soares, o Robertinho (PSL), um dos nomes mais ventilados nos bastidores nos últimos meses, afirmou que ainda faltam alguns detalhes para definir se concorrerá a uma vaga na Câmara Federal ou na Assembleia de Minas.

Segundo ele, a definição passa pela decisão do ex-ministro Marcelo Álvaro Antônio em concorrer a uma vaga ao Senado Federal (Minas Gerais terá uma vaga na disputa para a Câmara Alta). O deputado e ex-ministro é cotado para representar Minas no Senado, apoiado pelo presidente Bolsonaro (sem partido). Se isso acontecer, é possível que Robertinho, que também seria apoiado pelo prefeito Gustavo Nunes (PSL), seja o nome indicado pelo grupo para substituí-lo na Câmara Federal. A possível candidatura ocorreria por outra sigla, que ainda não está definida, conforme adiantou Robertinho. Atualmente o secretário é chamado de “homem forte” da atual administração ipatinguense.
 
Arquivo DA
Nardyello Rocha destaca que futuro será definido por seu grupo político Nardyello Rocha destaca que futuro será definido por seu grupo político
Experiência

Com a experiência de ter sido vereador por quatro mandatos e prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (Cidadania) é um dos nomes que também despontam na discussão na cidade, principalmente por ter deixado o governo há pouco mais de seis meses e ter alcançado 36 mil votos na última eleição. À reportagem do Diário do Aço, Nardyello adiantou que seu grupo político estará presente na próxima eleição, para fazer com que Ipatinga tenha representatividade na esfera estadual e também na federal. Mas que, por ora, não há nomes definidos.

“Mas o importante é que esse grupo participará da eleição que ocorrerá em 2022. Uma equipe que devolveu estabilidade política ao município, após vários troca-trocas de prefeitos e merece ser novamente avaliada pelo eleitor. Nós acabamos de sair de um governo que teve 36 mil votos na eleição e isso mostra claramente a credibilidade do governo, apesar de não ter vencido nas urnas”, afirma Nardyello Rocha.

Como respaldo a uma possível candidatura, o ex-prefeito de Ipatinga recorda que em sua administração os servidores receberam reajuste com ganho real, como não recebiam desde 2015. “E mais do que isso, a cidade virou um canteiro de obras e muitas estão em andamento ainda hoje. Um governo que não deixou nenhuma mácula, nem de escândalo e muito menos de corrupção. Isso credencia não o Nardyello, mas o grupo político que governou e trabalhou. A cidade voltou a ficar limpa, bonita e alegre. Tudo aconteceu diante de uma pandemia que assolou o planeta e corroeu a economia dos municípios. O que será decidido não cabe a uma pessoa, mas à essa equipe. Precisamos ter representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal que, diga-se de passagem, não tem ninguém do Vale do Aço. O deputado [federal] eleito nem daqui é”, lembra.

Candidato a prefeito na eleição de 2020, o ex-prefeito de Ipatinga e ex-deputado federal João Magno esclareceu que está a serviço do PT. “O Lula tem dito que é preciso, nas regiões onde os candidatos têm nome considerado pela população, que sejam incentivados a disputarem o pleito. Disputarei apenas se a direção e Lula entenderem desta forma. Estaremos a serviço do partido. Caso contrário, apoiarei os candidatos que o partido venha a ter”, adiantou.

Arquivo DA
Daniel Cristiano afirmou estar atento à conjuntura política como um todoDaniel Cristiano afirmou estar atento à conjuntura política como um todo
À esquerda 

Daniel Cristiano, que disputou uma vaga ao Legislativo estadual na última eleição, revela que o PCB Minas Gerais fez um convite para uma reunião de planejamento político eleitoral, que ocorrerá em outubro. “Acredito que serei convocado pelo Partido Comunista Brasileiro para contribuir com as pautas e com as propostas que atendam aos anseios do conjunto da classe trabalhadora. Sigo atento com a conjuntura política nacional, estadual e da Região Metropolitana do Vale do Aço”, vislumbrou.

Outro possível candidato que conversou com o Diário do Aço é Leonardo Patrick, secretário de Formação Política do PT em Ipatinga. Ele destacou que tem conversado com lideranças do movimento social na cidade e região, além de lideranças no Vale do Rio Doce. “As discussões sobre a disputa estão acontecendo numa frente mais ampla e que envolve também outros partidos”, ponderou.

No PSTU, Rair Anício frisou que ainda não foi iniciada a discussão, mas que a legenda precisa ter um nome na região. O mais provável é que ele dispute um cargo de deputado estadual. “O martelo ainda não foi batido. Se não vier de estadual, posso vir como federal e isso é certo”, almejou.
 
Voto regional

O ex-presidente do Sindipa, ex-deputado estadual e ex-conselheiro da Usiminas, Luiz Carlos Miranda (Solidariedade), explica que a ideia que está em discussão no partido é para sua candidatura a deputado estadual. Para ele, é importante que a população vote pensando no futuro e de modo regional.

“Desde a década de 1980 tenho sido um dos primeiros a defender o voto regional. Acredito que o representante da nossa cidade tem mais compromisso com as necessidades da cidade. É preciso ter história, conhecimento, ser qualificado. Não adianta votar em quem não tem qualificação. Você não leva seu filho ao médico ou qualquer profissional que não seja capaz de resolver seu problema. Na política deveria ser a mesma coisa”, afirmou Miranda.

Em seu quarto mandato como deputada estadual, Rosângela Reis (PROS) afirma que tem buscado promover projetos macro para o desenvolvimento do Estado e, principalmente da região, o que representa um especial comprometimento com o Vale do Aço. “Destinei mais de R$ 32 milhões em emendas que possibilitaram, entre outras coisas, a implantação do SAMU em dezenas de cidades da região, investimentos em obras, agricultura, entidades sociais, segurança pública e na saúde de forma geral. Trabalhamos na interlocução junto ao Estado para garantir as obras do aeroporto e da LMG-760. Esses e outros feitos fizeram que nosso nome fosse, mais uma vez, escolhido pelo nosso grupo político para se apresentar como pré-candidata à reeleição na ALMG. Considero que meu mandato vem cumprindo com honra os mais de 70 mil votos confiados na última eleição”, confirmou. 

Estreante

Filiado ao PSL, o empresário Heleno de Melo Boy “avalia a possibilidade de concorrer como deputado estadual por outras legendas” e confirmou sua pretensão quanto ao pleito de 2022.

Outro nome no cenário regional é o do médico Juliano Nogueira Morais (PTB). Após várias tentativas e uma desistência de última hora da candidatura a prefeito de Ipatinga ano passado, parece ter encerrado o sonho de ser eleito a algum cargo. Ele informou “que não está mais em seu foco uma nova disputa eleitoral”.

Arquivo DA/Divulgação
Professor Vespa, Celinho Sintrocel e Roberto Soares são nomes em evidência para esta eleiçãoProfessor Vespa, Celinho Sintrocel e Roberto Soares são nomes em evidência para esta eleição
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jane Univirtus

09 de julho, 2021 | 23:46

“Reeleger quem nada fez de concreto ou disruptivo é premiar a incompetência e tirar diploma de analfabeto politico.
Primeira coisa que devemos analisar este mundo de partidos, existem tantas ideologias assim? Bastava no máximo uns 4, será que existem mais 30 ideologias políticas que justifiquem tanta sigla e pior a "pulação" de sigla em sigla.
Nos EUA um Democrata pode não concordar com o partido, mas não pula ou sai inventando sigla por aí. Isto para ficar num exemplo fácil. Não soube de nenhum republicano que saiu do partido porque não concordava com TRUMP.
Aqui temos politico que já mudou de "marca" umas 4 vezes ou mais... palhaçada.”

Lucia Paiva

09 de julho, 2021 | 20:05

“Crendeuspai!”

Cidadão

09 de julho, 2021 | 15:51

“Que Deus nos livre... De onde esses caras pensam que vão se candidatar e que nós vamos votar neles? kkkkkkkkkk”

Observador

09 de julho, 2021 | 14:00

“Somente esquerdistas...”

Sensato

09 de julho, 2021 | 12:58

“? um verdadeiro aparelhamento do estado... Sempre as mesmas figuras envolvidas em diversas denúncias de irregularidades administrativas e atos de corrupção.”

Envie seu Comentário