Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de julho, de 2021 | 17:50

Quase 40% da população ipatinguense já tomou primeira dose contra a covid-19

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Conforme o vacinômetro desta quinta-feira, 98.212 pessoas residentes na cidade já receberam a primeira dose Conforme o vacinômetro desta quinta-feira, 98.212 pessoas residentes na cidade já receberam a primeira dose

Dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que Ipatinga já vacinou quase 40% da população com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Conforme o vacinômetro desta quinta-feira (8), 98.212 pessoas residentes na cidade já receberam a primeira dose. O número de ipatinguenses alcançados com a segunda dose é de 28.921 pessoas, destacou o governo local nesta quinta-feira.

Esses números vêm acompanhados de outra notícia positiva, já que nesta quinta-feira o Governo de Minas anunciou que as cidades do Vale do Aço apresentaram melhora nos índices da pandemia e avançaram para a Onda Verde do Minas Consciente. É a única região de Minas a progredir para a fase menos restritiva desde janeiro; o que permite realização de eventos sem limite de pessoas, desde que seguidas regras sanitárias.

“Ipatinga, ainda que não esteja inserida no programa, tendo se desligado voluntariamente, contribuiu para a retração das contaminações e números de óbitos, fator primordial entre as análises técnicas consideradas pelas autoridades de saúde para abrandamento de regras convencionadas. A taxa de incidência da covid no Vale do Aço, que demonstra a circulação do vírus, teve queda de 29% na última semana e de 36% nos últimos 14 dias, sendo determinantes para esse desempenho os números de Ipatinga”, ressaltou o governo local. Ipatinga segue as deliberações estabelecidas no Decreto Municipal n° 9693.

A Secretaria Municipal de Saúde aponta que a taxa de contaminação semanal, desde o início do ano, segue inferior a 10%. “As internações relacionadas à covid também se apresentam em patamar controlado no município (abaixo de 40 internações para cada 100 mil habitantes). Já as taxas de ocupação dos leitos UTI-Covid se mantêm estáveis, com índices abaixo de 70%. A cidade ainda reduziu o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) pelo coronavírus, com taxas inferiores a 1,00”, apontou o governo.

Medidas emergenciais

O prefeito Gustavo Nunes (PSL) credita os bons números conquistados até o momento às várias ações pontuais do governo local. “Ações de conscientização, fiscalização no cumprimento dos protocolos sanitários, a entrega do Centro Especializado de Atendimento à Covid (Ceac); a criação do Hospital de Campanha com equipamentos de primeira linha e concluído em tempo recorde; a intensificação da aplicação de vacinas; a implantação de 20 novos leitos de UTI-Covid. Tudo com o intuito de oferecer mais qualidade no atendimento à população e alcançar melhores resultados no enfrentamento à pandemia”, destacou.

Não baixar a guarda

O secretário de Saúde Cleber de Faria orienta que, embora as notícias sejam animadoras, não é hora de relaxar. O município segue com medidas de proteção à vida, agilizando o processo de imunização da população, e continua solicitando que as pessoas persistam no cumprimento dos protocolos sanitários.

Cleber também explica que quando começam a cair os números de pessoas contaminadas e internadas há uma sequência natural de desdobramentos favoráveis. Primeiro, diminui o número de atendimentos nas unidades de saúde; depois, o número de internações nas enfermarias e, em terceiro lugar, começa a baixar o número de ocupações nos leitos de UTI. “Estamos mantendo os índices de ocupação em leitos de UTI-Covid abaixo de 70%. Nossa intenção é acelerar a vacinação, para continuar com os indicadores em níveis declinantes. Por isso, reforçamos que as pessoas continuem se cuidando e cumprindo com zelo as medidas preventivas”, pediu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário