08 de julho, de 2021 | 15:54

Projeto Homeschooling pode ser aprovado no Brasil

Andrea Deis *

Considerada a principal pauta governista de cunho ideológico com chances reais de sair do papel, deve ser votada ainda este semestre pela Câmara dos Deputados. Esse projeto, se implementado no Brasil traria um prejuízo muito grande para as crianças, porque nem as famílias e nem a característica socioeconômica delas no Brasil, permite que tenha sucesso nesse processo, porque em relação à alfabetização, o percentual é muito grande da população que não tem a educação básica e fundamental, como educarão os seus filhos? O homeschool exige que os pais tenham proximidade das crianças, que sejam o apoio para elas e a família brasileira hoje vive pela sobrevivência, precisa trabalhar para o sustento.

Para o projeto ser inserido nas casas das famílias demandaria de uma nova estrutura social ou economicamente para terem esses tutores e condições financeiras para acompanhar essas crianças, lembrando que a maioria delas estudam em escolas públicas.

Uma sociedade de sobrevivência, não tem estrutura para ter para favorecer esse homeschooling, os pais não terão condições de contratar tutores ou professores particulares, não têm a retenção nesse aprendizado. Para a educação básica e fundamental é preciso pensar na autonomia, responsabilidade, capacitação dessas crianças de organização e maturidade emocional para ter a retenção desse aprendizado, que também não ocorre.

Para cursos de pós-graduação e especialização o homeschooling é uma tendência, agora para educação fundamental, básica e graduação que ainda as crianças, adolescentes e jovens estão em formação e sustentação de caráter, inteligência emocional e de valores, pela estrutura do nosso país não seja favorável.

* Pedagoga. Mestra em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gestora Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carol

23 de julho, 2021 | 11:23

“Que seja aprovado! Vivemos em um tempo em que há liberdade para tantas coisas (muitas delas sem fundamento), agora, quando se trata de formar seres humanos verdadeiramente "livres", mentalmente falando, onde está a liberdade? Até porque, HOMESCHOOLING será uma opção, não uma obrigação. Uma opção para os pais formarem pessoas com valores que não serão facilmente corrompidos pela mídia baixa que reina atualmente, valores que podem levar à transformações realmente relevantes em nossa sociedade.”

Ana

11 de julho, 2021 | 18:03

“Fazendo uma correção, o termo "bolha" foi citado nos comentários, e não pela autora do artigo.”

Ana

09 de julho, 2021 | 18:27

“Infelizmente a opinião da escritora do artigo é tendenciosa e pouco reflexiva, distorcendo informações. Sou pedagoga e mãe educadora, não tenho poder aquisitivo, mas disponibilizo meu tempo e conhecimento para formação dos meus filhos. Sabemos que se o ensino domiciliar for aprovado no Brasil, apenas algumas famílias poderão escolher essa modalidade de ensino. Trabalho em uma escola pública e conheço a realidade, se tenho capacidade para educar meus filhos em casa, não vejo o porquê não fazer. E não entendo de que bolha a colunista fala, no momento em que vivemos, temos diversos meios de comunicações e a possibilidade de interagirmos presencialmente ou remotamente com outras pessoas. A modalidade de ensino é Homeschooling, não cárcere privado. Meus filhos possuem uma boa interação (apesar da pandemia) com familiares, amigos e a sociedade a sua volta. E que comentário infeliz o do amigo Carlos Eduardo, vejo que desconhece a realidade da escola pública. Meu filho com apenas 12 anos foi ameaçado pelo lado "ruim" de levar um tiro se contrariasse a atitude de um colega de sala. Tenho preparo e tempo de sobra! Vai dar certo!”

Paulo

09 de julho, 2021 | 09:29

“Tomara que seja aprovado! Uma matéria escrita por uma pessoa ligada a uma grande instituição de ensino, mas que está com medo de perder "clientes". Só relata um lado. Quantos alunos capazes, que ficam presos ao "ensino" nas escolas? Engraçado que durante a pandemia, pode os pais educarem os filhos em casa, né? O ensino de hoje é muito defasado, As famílias tem que ter sim, pelo menos o direito de escolher como educar seus filhos.”

Carlos Eduardo

09 de julho, 2021 | 06:23

“Ensino em casa é invencionice de americano, principalmente dos que moravam em subúrbios, bairros muito afastados dos centros e onde o acesso à escola era distante. Atualmente é adotado em vários países. Geralmente, os pais precisam atender a pré-requisitos de apresentar planos de ensino aos órgãos de educação. No Brasil, entretanto, o que seu viu até agora é a ideia de pais que querem criar filhos dentro de bolhas, para que eles não tenham contato com "lado ruim" da sociedade dentro das escolas, públicas ou particulares. Quantos pais brasileiros estão preparados (e com tempo de sobra) para dar aulas a seus filhos? Vai dar certo.”

Envie seu Comentário