08 de julho, de 2021 | 09:00

Recapeamento avança na pista do Aeroporto Regional do Vale do Aço

Reprodução
A previsão é que a obra no Aeroporto Regional seja entregue em agosto deste ano A previsão é que a obra no Aeroporto Regional seja entregue em agosto deste ano

As obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, avançam no cronograma. Atualmente a intervenção está na fase de recapeamento do asfalto da pista de pousos e decolagens do terminal, conforme divulgado pelo deputado estadual Celinho do Sintrocel (PCdoB), que tem acompanhado os serviços no aeroporto desde o início, em 8 de abril deste ano.

Por meio de suas mídias sociais, o parlamentar detalhou a situação das obras no Aeroporto Regional. “Já iniciaram o recapeamento asfáltico da pista, cumprindo o cronograma que prevê a entrega da obra no início do mês que vem. Em breve teremos voos decolando e pousando por aqui”, afirmou o deputado.

Concessão

Em reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), como parte do programa “Assembleia Fiscaliza”, realizada sexta-feira (2), o secretário de Infraestrutura de Minas, Fernando Marcato, informou que pedirá ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a concessão do Aeroporto Regional do Vale do Aço.

O secretário garantiu ainda que o governo já vem buscando novos recursos para construção de um novo terminal e ampliação da estrutura. “O governo federal anunciou que no início do ano que vem teremos a concessão dos aeroportos de Uberaba, Uberlândia e Montes Claros dentro da 7ª rodada. A gente tem acompanhado essas concessões aeroportuárias junto ao governo federal, e um pedido feito pelo governador Zema (Novo) e por nós ao ministro Tarcísio de Freitas [Infraestrutura] , pessoalmente, foi que a 8ª rodada, que será dentro de um modelo de parceria público-privada, possa incluir outros aeroportos do estado, como o de Varginha, que dependem de algum subsídio para poder ser viabilizado. Eventualmente, o próprio Aeroporto do Vale do Aço poderá entrar nessa rodada de concessões”, disse o secretário.

Aeroporto fechado

A obra no Aeroporto Regional do Vale do Aço é uma demanda urgente, já que a última reforma paliativa realizada na pista do terminal ocorreu em março do ano retrasado, de forma emergencial. A vida útil do paliativo chegou ao fim em setembro de 2019. Além disso, desde maio de 2020 o aeroporto está fechado oficialmente à espera da conclusão da obra definitiva, que está prevista para ser entregue em agosto deste ano, conforme o cronograma.

Suspensão dos voos

Em março de 2020, a única companhia que operava voos entre o Vale do Aço e o aeroporto internacional de Confins suspendeu as operações em função de medidas sanitárias contra a covid-19. Entretanto, a companhia retomou os voos para todo o interior de Minas Gerais, menos para o Vale do Aço, por causa das obras pendentes.

Serviços

Conforme a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), no aeroporto regional será feita a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, da área de taxiamento, do pátio de aeronaves, além da execução de uma nova sinalização horizontal das áreas mencionadas. Dentro dos serviços previstos no edital não há ampliação do terminal de passageiros (salas de espera, salas de embarque e esteira de bagagens).

Já publicado

Aeroporto do Vale do Aço deve retomar atividades em setembro
Aeroporto Regional do Vale do Aço poderá receber jatos da Azul a partir de setembro
Recapeamento na pista do Aeroporto Regional será iniciado na próxima semana, afirma deputado
Governo de Minas anuncia começo das obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço
Obras na pista do Aeroporto Regional terão início no dia 8, afirma Estado
Obras na pista do Aeroporto Regional terão início no dia 8, afirma Estado
Lideranças pretendem somar esforços para reabertura do Aeroporto Regional
Adiel Oliveira pede união dos vereadores em prol das obras do Aeroporto Regional
DEER informa que parte dos recursos para obras no Aeroporto Regional já foi repassada
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zoio de Zoiar

08 de julho, 2021 | 15:21

“Obra politiqueira, com um grande dano ao erário publico. Obra para angariar votos, já que faltam um ano para as corridas eleitorais de 2026. Vamos ver quanto tempo dura essa falácia eleitoral feita com a farra do dinheiro publico.”

Envie seu Comentário