06 de julho, de 2021 | 16:07

André Mendonça é indicado por Bolsonaro para o STF

Isac Nóbrega PR
O advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, foi indicado por Bolsonaro para assumir vaga no STF O advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, foi indicado por Bolsonaro para assumir vaga no STF

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que indicou André Mendonça para assumir o lugar do ministro Marco Aurélio de Mello no Supremo Tribunal Federal. Entretanto, o nome do atual advogado-geral da União ainda deve ser aprovado no Senado.

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Mendonça seria o ministro “terrivelmente evangélico”, citado por Bolsonaro em conversa com apoiadores. Marco Aurélio de Mello se aposenta no próximo dia 12 de julho, quando completa 75 anos.

Esse é o segundo nome indicado por Bolsonaro para o STF. Em outubro de 2020 ele indicou o desembargador Kassio Nunes Marques, 48 anos, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Melo.

Ficha do futuro ministro

O advogado André Mendonça tem 48 anos e é servidor de carreira da AGU (Advocacia-Geral da União), desde 2000. Natural de Santos (SP), já foi também assessor especial da CGU (Controladoria-Geral da União).

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru, em 1993, o atual advogado-geral da União fez mestrado na Universidade de Salamanca, na Espanha, sobre Corrupção e Estado de Direito e é doutorando na mesma instituição com o projeto Estado de Direito e Governança Global. Ele também é pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Brasília.

Relação com o presidente

Mendonça conheceu Bolsonaro em 21 de novembro de 2018, no mesmo dia em que foi escolhido para comandar a Advocacia-Geral da União. O agora AGU chegou ao gabinete do governo de transição no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília pelas mãos de Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência), que também foi cotado para o cargo de ministro da Justiça.

André Luiz de Almeida Mendonça foi nomeado para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, após o pedido de demissão do ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

06 de julho, 2021 | 18:58

“O STF já teve grandes juristas terrivelmentes capazes e eficientes, como, por exemplo, Paulo Brossard, Nelson Jobim e Maurício Corrêa, esse último, um parente distante, nascido em São João do Manhuaçu, era, também, terrivelmente chegado a uma "branquinha". Portanto, o Ministro só tem que ser terrivelmente competente e eficaz., o resto, para o país, não interessa. Se reza/ora ou toma umas e outras, não é da conta de ninguém.”

Carlos Roberto Martins de Souza

06 de julho, 2021 | 17:57

“Evangélicos a serviço do crime!
Algumas perguntas que estes tais evangélicos precisam responder:

Quantas vezes Jesus se reuniu com um governante para tratar de política?

E os discípulos, quantos estiveram com Pilatos ou César para alinharem politicamente?

Como era composta a Bancada Evangélica no Império Romano?

Que igreja patrocinou ou apoiou algum político no tempo de Jesus?

Quantos apóstolos optaram pela política?

Que partido Paulo apoiou ou defendeu no seu ministério?

Que igreja, no Novo Testamento, recebeu algum político para fazer propaganda de seu projeto de governo?

Qual era a orientação política de Paulo?

Que texto do Novo Testamento pode servir de base para estes tais crentes se envolverem com a política?

A ordem de Jesus foi "ide", pregar política ou evangelho?”

Envie seu Comentário