Expo Usipa 2024 02 - 728x90

06 de julho, de 2021 | 07:19

Vacinação contra a gripe atingiu apenas 56% do público alvo em Ipatinga e imunização será aberta a toda a população

A partir da semana que vem, campanha de vacinação contra a Influenza estende oferta de imunizante a toda a população, a partir de 6 meses de idade

Alex Ferreira//Arquivo DA
Mesmo sem filas, apenas 56% do público alvo compareceu às unidades de saúde de Ipatinga para receber vacina contra a gripe influenzaMesmo sem filas, apenas 56% do público alvo compareceu às unidades de saúde de Ipatinga para receber vacina contra a gripe influenza

Apesar de as Unidades Básicas de Saúde terem disponibilizado a vacina contra a gripe influenza, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, muitas pessoas que integram o público alvo dessa campanha não compareceram. Com isso, seguindo orientação nacional, a vacina será disponibilizada para o restante da população, a partir dos seis meses de vida. Uma das restrições é para pessoas que receberam dose da vacina contra a covid-19, que precisam aguardar um intervalo de 14 dias.

Em Ipatinga a Secretaria de Saúde informa que mantém a vacinação da população contra a gripe nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Conforme a programação inicial, a imunização contra a Influenza, que está em sua terceira e última fase e seria concluída em 9 de julho, próxima sexta-feira.

No entanto, ofício encaminhado aos municípios pelo Ministério da Saúde amplia a oferta da vacina para toda a população, a partir de 6 meses de idade, e prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação indefinidamente, enquanto durar os estoques nos serviços de saúde.

O objetivo do município é vacinar 90% do público-alvo. No entanto, até a última semana, em função da baixa procura de vários públicos, no município, apenas 56% da população estimada para atendimento tinha aparecido nas UBS para receber as doses.

Segundo dados do Departamento de Epidemiologia, foram vacinadas até o momento 77% das crianças. Já as gestantes que compareceram às unidades, por enquanto, foram 58,9%. Os trabalhadores em saúde que já receberam a vacina são 70% do público estimado, assim como somente 59,5% das pessoas idosas previstas.

Quem são os grupos prioritários

A Secretaria de Saúde reforça a importância de atingir a meta estabelecida para os grupos prioritários. A terceira fase da campanha inclui como alvos integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, e adolescentes em medidas socioeducativas.

As pessoas da primeira e segunda fases que ainda não se vacinaram devem procurar a Unidade de Saúde para serem imunizadas. São elas: professores, idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

O secretário de Saúde Cleber de Faria alerta que os grupos prioritários devem procurar os postos de vacinação para receber o imunizante contra a gripe. “Esta vacina é tão importante quanto todas as outras. A única restrição é respeitar o tempo mínimo após a vacinação contra a covid, que deve ser de 14 dias”, explicou.

Já publicado

Fabriciano irá ampliar vacinação contra gripe a partir de sexta-feira
Vacinação contra a gripe será ampliada para todos os públicos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário