05 de julho, de 2021 | 17:31

Vacinação contra a gripe será ampliada para todos os públicos

Tomaz Silva/Agência Brasil
Ministério da Saúde informou que as coberturas vacinais nacionais, estaduais e municipais estavam baixasMinistério da Saúde informou que as coberturas vacinais nacionais, estaduais e municipais estavam baixas

A vacinação contra a gripe (influenza) será ampliada em todo o país. Estados e municípios foram autorizados pelo Ministério da Saúde, em razão da adesão abaixo do esperado e de haver estoque de doses, a oferecer a vacina às pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários da campanha, que teve início no dia 12 de abril e termina em 9 de julho, próxima sexta-feira.

Na nova fase, serão vacinadas pessoas a partir de seis meses de idade, enquanto durarem os estoques nos serviços de saúde. No Vale do Aço, a Superintendência Regional de Saúde informou ter recebido ofício circular do Ministério e repassado aos municípios com as orientações. Com o fim da campanha, nesta sexta-feira, caberá a cada município definir como se dará a continuidade do processo.

Baixa adesão

Conforme ofício do Ministério, até 28 de junho, as coberturas vacinais nacionais, estaduais e municipais estavam baixas, o que pode favorecer o aparecimento da doença e suas complicações, em especial nos grupos de maior risco. Minas Gerais, por exemplo, teve apenas 53,5% do público prioritário vacinado contra a gripe.

Os dados da Campanha registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até o dia 28/6, do total de pessoas que devem ser vacinadas nas três etapas da campanha (79,7 milhões), foram vacinadas 37,9% (32.155.321) da meta de no mínimo 90%.

Dentre os grupos com as mais baixas coberturas, estão: as crianças com cobertura de 61,9% (9.935.203), gestantes com 52,7% (1.125.196), não tendo sido atingida a meta em nenhuma Unidade Federada para esses dois grupos; e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) com 57,7% (202.812) de vacinadas, os idosos com cobertura de 47,5% (14.338.023), sendo que a meta não foi alcançada para nenhum dos grupos.

“Diante deste cenário e da existência de vacinas nos estoques municipais, estaduais e federal, solicita-se a manutenção e ampliação de esforços junto aos municípios para desenvolver estratégias que visem melhorar o desempenho da vacinação da população-alvo da campanha, na perspectiva de alcançar elevadas e homogêneas coberturas vacinais”, aponta o ofício.

Como era

Até então, pertenciam ao público-alvo da vacinação contra a gripe gestantes; mães com até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a menores de seis anos; indígenas; trabalhadores da Saúde; idoso de 60 anos ou mais; professores; doentes crônicos; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A partir do fim de semana, com o fim da campanha oficial, este público será ampliado para pessoas a partir de seis meses de idade.

Santana do Paraíso

Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana do Paraíso, após o dia 9 de julho o município ampliará a vacinação para todas as faixas etárias. A imunização contra o vírus influenza ocorre nas salas de vacina de todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, sempre das 7h30 às 12h.

Timóteo

Já em Timóteo a assessoria destacou que deverão ser necessárias campanhas de conscientização para estimular a população a vacinar. No município, a imunização será realizada seguindo as determinações do Ministério da Saúde.

Ipatinga

No município também haverá ampliação da vacinação, mas os detalhes de como irá ocorrer serão divulgados nos próximos dias.

Fabriciano

O jornal não recebeu retorno da assessoria da administração municipal até o fechamento da notícia.

Já publicado

Fabriciano irá ampliar vacinação contra gripe a partir de sexta-feira
Vacinação contra a gripe atingiu apenas 56% do público alvo em Ipatinga e imunização será aberta a toda a população
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário