06 de julho, de 2021 | 09:00

Escolas estaduais na microrregião de Ipatinga retomam atividades presenciais

Divulgação
A Escola Estadual João Walmick, no bairro Vila Ipanema, em Ipatinga, registrou a retomada dos professores nesta semana A Escola Estadual João Walmick, no bairro Vila Ipanema, em Ipatinga, registrou a retomada dos professores nesta semana

Após a liberação do Comitê Extraordinário Covid-19, as escolas estaduais localizadas nos municípios que compõem a microrregião de Ipatinga retornaram às atividades presenciais com os professores nesta segunda-feira (5). O mesmo pôde ocorrer nas outras microrregiões que estão na Onda Vermelha do Minas Consciente, conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Anteriormente, estavam liberadas apenas as escolas localizadas nas ondas Amarela e Verde.

Em Ipatinga, 24 escolas estaduais retomaram as atividades presenciais com professores nesta semana, dentre elas estão: Cesec João Guimarães Rosa; Almirante Toyoda; Chico Mendes; Dom Helvécio; Dona Caetana América Menezes; Doutor Ovídio de Andrade; Engenheiro Amaro Lanari Júnior; Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha; Geraldo Gomes Ribeiro; Haydée Maria Imaculada Schittini; João Walmick; João XXIII; Laura Xavier Santana; Manoel Izídio; Manoela Soares Bicalho; Maurílio Albanese Novaes; Nacif Selim de Sales; Nilza Luzia de Souza Butta; Professora Elza de Oliveira Lage; Professora Maria Antonieta; Selim José de Salles; Sônia Maria Silva Gomes; Wilson Alvarenga e Colégio Tiradentes.

Microrregião

A microrregião de Saúde de Ipatinga é composta pelos seguintes municípios: Açucena, Belo Oriente, Mesquita, Joanésia, Ipatinga, Santana do Paraíso, Bugre, Ipaba, Iapu, São João do Oriente, Dom Cavati, Braúnas, Naque e Periquito. Portanto, as escolas estaduais nesses municípios estão permitidas a retomar as atividades presenciais com professores nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano. Já o acolhimento dos alunos será a partir do dia 12 deste mês.

Nova etapa

Conforme o governo estadual, o novo passo só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento das primeiras unidades de ensino que reabriram e não foram registrados casos de contaminação, reforçando, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos e a boa aceitação da comunidade escolar como um todo.

543 escolas

Com as novas regras, a partir de segunda-feira começou o acolhimento de professores em 543 escolas de 132 municípios que estão em Onda Vermelha, e nos quais não há impedimento por parte das prefeituras. Nesses locais, fica autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano. No caso em que, mesmo na Onda Vermelha, a cidade esteja classificada como Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, a volta não ocorrerá. Atualmente, apenas a macrorregião Leste do Sul se enquadra nesta indicação do Minas Consciente.

Ondas Amarela ou Verde

Nos locais em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já ocorreu, pois já estavam nas Ondas Amarela ou Verde, começam a ser recebidos, nesta semana, também os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Já os alunos desses anos de escolaridade retomam a partir do dia 12, próxima segunda-feira. Os anos iniciais que já fizeram a retomada seguem com a mesma dinâmica que vinha sendo adotada. Nesta situação estão 157 escolas, em 27 municípios.

Outro cenário

Nos municípios que estavam em Onda Vermelha, antes desta alteração e agora foram para as ondas Amarela e Verde, agora têm outro cenário e podem retomar as aulas. O total de 423 escolas de 107 municípios estão nessa situação.

Nesses casos, as unidades de ensino ficam autorizadas a começar o acolhimento dos anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio. Sempre começando com o recebimento dos professores e, na semana seguinte, a partir de 12 de julho, dos alunos. Alunos, pais e/ou responsáveis que desejam verificar se as escolas estão com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site da pasta: www.educacao.mg.gov.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jorge

06 de julho, 2021 | 15:05

“Só não pode entrar de férias agora que vai retornar as aulas.”

Gildázio Garcia Vitor

06 de julho, 2021 | 11:27

“Que noticia maravilhosa! Afinal, as das redes municipal e particular retornaram às atividades presenciais em fevereiro.”

Envie seu Comentário