05 de julho, de 2021 | 14:07

O boom dos agentes autônomos

Emília de Castro Belo *

Se engana quem pensa que somente o número de investidores aumentou nos últimos anos. Também cresceu a quantidade de profissionais que atendem os investidores. De acordo com a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord), o mês de abril deste ano contou com 14.400 agentes autônomos credenciados. O número considera apenas os cadastros como pessoas físicas, e não os escritórios. Além disso, são 1.616 novos agentes autônomos inseridos no sistema nos primeiros quatro meses do ano, o que representa mais da metade dos novos credenciamentos registrados durante todo ano passado.

O aumento desses profissionais tem uma responsável, a pandemia do novo Coronavírus. As taxas de juros caíram e os investidores tiveram de procurar alternativas. Com todo mundo dentro de casa, consumindo conteúdos online, o mercado financeiro chamou atenção. Consequentemente, houve uma demanda crescente por agentes autônomos.

A expectativa é que o número desses profissionais continue a aumentar. Vamos supor que um agente autônomo atende de 80 a 100 clientes, assim a demanda será para cerca de 30 mil a 40 mil novos agentes. A XP, por exemplo, já conta com pouco mais de 89% desses profissionais no Brasil.

Para se tornar um profissional da área é necessária a apresentação do diploma de Ensino Médio, porém todos os agentes cadastrados neste ano têm quer ter pelo menos o Ensino Superior completo. Segundo a Ancord, 72% deles fizeram faculdade e 23% têm pós-graduação.

Para exercer o trabalho do agente autônomo, é preciso captar clientes para as instituições financeiras, além de receber, registrar as ordens de investidores e prestar informações sobre os produtos oferecidos. Ele não pode realizar serviços de administração de carteira, consultoria ou análise de valores mobiliários.

Diante desse cenário atual tudo leva a crer que esse tipo de trabalho ainda tende a crescer muito, principalmente em meio à pandemia. Atualmente, as pessoas estão mais conectadas e a procura por novas alternativas para uma renda extra, tanto no lado dos investimentos quanto para os que buscam uma ocupação. O agente autônomo trabalha para orientar, explicar e mostrar todos os produtos disponíveis para o futuro investidor.

* Sócia-fundadora da empresa Aspen Investimentos

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário