EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

03 de julho, de 2021 | 10:17

Conass e Conasems publicam posicionamento sobre possíveis vacinas vencidas

Yago Cardoso
Casos sobre aplicação de doses contra a covid-19 fora do prazo de validade serão investigadosCasos sobre aplicação de doses contra a covid-19 fora do prazo de validade serão investigados

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) publicaram posicionamento a respeito da aplicação de doses contra a Astrazeneca e que estariam vencidas. A situação envolvendo a vacina e a manifestação dos órgãos ocorreu na sexta-feira (2).

Conforme os conselhos, todos os casos sobre aplicação de doses contra a covid-19 fora do prazo de validade serão investigados; não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados; o número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no país, sendo necessárias ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações; a ação de estados e municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira.

“Por fim, ressaltamos que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade”, afirmam, em nota.

Entenda

Em notícia publicada pelo jornal Folha de São Paulo na sexta-feira, com base em dados do Ministério da Saúde, ficou evidenciado um erro na vacinação contra a covid-19 que abrange vários municípios, inclusive do Vale do Aço. Conforme a publicação, brasileiros de diversos municípios teriam recebido doses vencidas da Astrazeneca. O Diário do Aço entrou em contato com representantes das administrações municipais, que negaram qualquer irregularidade em relação às doses distribuídas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário