03 de julho, de 2021 | 08:24

Municípios do Vale do Aço negam que tenham aplicado doses vencidas da AstraZeneca

Bruna Lage
Vacinação contra covid-19 foi feita dentro dos conformes, afirmam governos municipais Vacinação contra covid-19 foi feita dentro dos conformes, afirmam governos municipais

Dados do Ministério da Saúde, em notícia publicada pelo jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (2), com base em dados do Ministério da Saúde, evidenciam um erro na vacinação contra a covid-19 que abrange vários municípios, inclusive do Vale do Aço. Conforme a publicação, brasileiros de diversos municípios teriam recebido doses vencidas da AstraZeneca. O Diário do Aço entrou em contato com representantes das administrações municipais, que negaram qualquer em relação às doses aplicadas.

Conforme a matéria jornalística, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca teriam sido aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que poderia comprometer a proteção contra o coronavírus. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Ainda segundo a publicação, até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros, dentre eles Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Inhapim, Entre Folhas e Santana do Paraíso.

Santana do Paraíso

Procurada, a assessoria de Comunicação da Prefeitura Santana do Paraíso destacou, por meio da Secretaria de Saúde, que nenhuma vacina foi aplicada com prazo vencido no município. “O suposto erro aventado pelo jornal Folha de São Paulo ocorreu por conta de uma imprecisão de lançamento no sistema nacional SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações), em que técnicos de todos os municípios lançam os dados sobre a vacinação da campanha contra a covid-19. Os dados de muitos municípios, nesse sistema, podem apresentar inconsistência entre a data da aplicação das vacinas e a data de lançamento desta aplicação no SI-PNI. Portanto, utilizar esses dados inconsistentes e levantar a hipótese de que o município aplicou vacinas vencidas não condiz com a realidade. Reforçamos que todos os munícipes de Santana do Paraíso podem ficar tranquilos, uma vez que em nenhuma unidade de saúde foi aplicada vacina com prazo de validade vencido”, assegurou a administração municipal.

Coronel Fabriciano

O prefeito de Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), destacou que nenhum erro ocorreu no município. “Ainda mais em março, quando as vacinas estavam sendo motivo de disputa. Recebemos os lotes e na mesma semana aplicamos, fizemos tudo. Quem disse que houve aplicação de lote vencido tem que provar, se tem 99 pessoas na lista, quero os nomes. O processo é muito rigoroso, não estamos vacinando por meio do cartão SUS e sim pelo CPF. Às vezes a pessoa tem cartão de dez cidades, poderia tomar dez vacinas. Estamos fazendo mutirão aos feriados, sábados. Pode ser que o sistema foi alimentado na segunda-feira e a validade era domingo ou segunda e a contabilização ocorreu depois, pode ser nesse sentido. Mas aqui vacina não esquenta em balcão, não. Um desses lotes aí da lista nós nem recebemos”, afirmou.

Dia D

Marcos Vinicius aproveitou para reforçar que neste sábado (3) o município terá mais um “Dia D” de vacinação contra a covid-19. Todas as 14 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal funcionarão das 8h às 17h, para imunizar as pessoas na faixa etária dos 45 aos 54 anos. A imunização é realizada por agendamento feito pelos agentes comunitários de saúde da unidade de referência. “Mas quem não recebeu o agente em casa, deve procurar uma unidade de saúde”, salientou o prefeito.

Antônio Dias

Já em Antônio Dias, por meio de ofício assinado pelo diretor municipal de Saúde, Daniel Miranda Barros, foi informado que o lote recebido pelo município sob o número 4120Z005 com 80 doses da AsatraZeneca, citado pela reportagem como nove doses aplicadas vencidas, foi recebido no dia 29 de janeiro de 2021, com validade de 14 de abril, aplicado dentro do prazo, não tendo nenhuma anormalidade.

Foi verificado também na sala de vacinas que o lote recebido pelo município 4120Z001 com 120 doses, citado na matéria como quatro doses aplicadas vencidas, foram recebidos no dia 2 de março e com validade de 29 de março, aplicado dentro do prazo, detalhou o diretor. “Vale salientar que cada frasco possui dez doses, sendo impossível a aplicação de doses do lote com menor quantidade, pois não houve perdas de nenhuma dose no município. Destaca-se que algumas doses foram lançadas de forma tardia no sistema de imunização devido à extensão territorial do município e à ausência de internet em algumas localidades da zona rural, o que pode justificar a incoerência de dados”, apontou.

Por fim, a administração acrescentou “que tem sido destaque na organização para imunização de todo o povo antônio-diense e que sua equipe técnica tem trabalhado incansavelmente para obtenção de êxito nesse processo de imunização da população”.

Desdobramentos

Ainda na sexta-feira, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) publicaram esclarecimentos a respeito. Confirme os conselhos, todos os casos sobre aplicação de doses contra a covid-19 fora do prazo de validade serão investigados; não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados; o número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no país, sendo necessárias ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações; a ação de estados e municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira. “Por fim, ressaltamos que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade”, afirmam, em nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário