02 de julho, de 2021 | 07:32

Bolsonaro afirma que não entregará faixa presidencial em caso de fraude em 2022

Na tradicional live de quinta-feira, na internet, o presidente disse que Lula não é capaz de vencer eleição sem fraude: 'No voto, ele não ganha. Não ganha de ninguém'

Reprodução de vídeo
Bolsonaro afirmou que está 'avisando com antecedência' aos ministros do Supremo Tribunal Federal que 'teremos problemas' e 'convulsão' no ano que vem, caso não seja apresentada uma contagem confiável dos votosBolsonaro afirmou que está 'avisando com antecedência' aos ministros do Supremo Tribunal Federal que 'teremos problemas' e 'convulsão' no ano que vem, caso não seja apresentada uma contagem confiável dos votos

Na transmissão ao vivo na noite de quinta-feira (feita habitualmente desde o começo do governo), o presidente Jair Bolsonaro declarou que não entregará a faixa presidencial em caso de fraude na eleição de 2022. Ele considera fraude qualquer possibilidade de eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O chefe do Executivo disse que o ex-presidente Lula só tem condições de vencer o pleito se houver irregularidade. Bolsonaro afirmou que está “avisando com antecedência” aos ministros do Supremo Tribunal Federal que “teremos problemas” e “convulsão” no ano que vem, caso não seja apresentada uma contagem confiável dos votos. Ele insiste no "voto impresso auditável", cuja proposta tramita na Câmara dos Deputados.

As críticas do presidente ao atual sistema eleitoral brasileiro, no entanto, não vêm acompanhadas de provas de fraudes. Ele já foi instado a apresentar provas, sem que nunca o fizesse. “Vamos supor que o Congresso não aprove [a proposta de mudar o sistema eleitoral]. Vocês descubram uma maneira de nós fazermos a contagem aberta dos votos e apresentar, na prática, para o povo brasileiro, que não terá fraude. Caso contrário, teremos problemas nas eleições do ano que vem”, afirmou.

“Eu entrego a faixa presidencial para qualquer um que ganhar de mim na urna de forma limpa. Na fraude, não". Nessa parte da fala, Bolsonaro acusou Lula de “ladrão” e criticou a decisão do STF que tornou o petista elegível.

“Tiraram o ladrão da cadeia, tornaram o ladrão elegível. No meu entender, para ser presidente, sim, mas na fraude. Porque, no voto, ele não ganha. Não ganha de ninguém”, disparou.“Não vou admitir um sistema fraudável. E eu não quero problemas”.

Bolsonaro também afirmou que não fazia uma ameaça, mas apresentava uma constatação. “O povo não vai admitir isso daí”. Bolsonaro disse ainda que a fraude se estenderá à eleição de senadores, deputados e governadores.

Nas palavras dele, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, não apresentou provas de que as urnas são confiáveis, mesmo que o magistrado já tenha assegurado seguidas vezes que os equipamentos são transparentes e auditáveis.

O TSE tem respondido que realiza testes de segurança nas urnas eletrônicas com peritos da Polícia Federal, como ocorreu em 2020,sem que tenha sido constatado qualquer indício de fraude. Segundo Barroso, é a alternativa do voto impresso que favorece a prática de fraude, em vez de impedi-la.

Veja também:
Vendedor, que é policial militar da ativa em MG confirma à CPI pedido de propina por ex-diretor do Ministério da Saúde
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcelo

04 de julho, 2021 | 17:36

“José, já que as pessoas estão desinformadas e tal.
Cite 5 coisas boas para o país/brasileiros que o Bolsonaro fez. Qual a porcentagem de de promessas de campanha cumprida?
Seja objetivo e VERDADEIRO!
Não vale fonte de whatsapp ou colocar a culpa em outros por não ter feito algo!”

Paulo

02 de julho, 2021 | 20:11

“30 anos de inutilidade, mamou no estado a vida toda e colocou os filhos. Já deu fora bozo. Dia 3 manifestações.”

Carlos Roberto Martins de Souza

02 de julho, 2021 | 12:14

“F A M A? Só se for de mentiroso, dizem até que o Pinóquio abriu um processo contra o Bozo por apropriação indepta, afinal ele era, até surgir o Minto, o mentiroso mais famoso.”

Well

02 de julho, 2021 | 11:34

“Ja ta tentando convencer a garnde massa burra que o segue a fazer baderna o ano que, tal como feito pelo Trump. Ele ja sabe que vai perder pro Lula”

Lucia Paiva

02 de julho, 2021 | 11:31

“Deve pensar que é Deus! Coitado...”

Elson

02 de julho, 2021 | 11:30

“Ah, sai sim! Nem que seja na bha la. Pode apostar nisso...”

Antonio

02 de julho, 2021 | 11:29

“Esse miliciano, só sabe fazer ameaças! Incompetente e imbecil!”

José

02 de julho, 2021 | 11:15

“Em que país vc mora?”

Jose

02 de julho, 2021 | 10:28

“Comentando a fala do BOM. Não fez nada porque sua fonte de informação é Rede Globo, Uol, Veja, Estadão, Band. qu tiveram bilhões em publicidades cortadas cujo valores são os impostos que vc, eu pagamos com tanto sacrifício. Aí eles escondem os feitos do governos e se prestam a falar mal, zombar, debochar, perseguir, mentir, escarnecer dele. Iriam esta mídia falar bem daquele que eles consideram inimigo? Nem vc falaria concorda? O fato do STF e partidos de esquerda não quererem votos auditáveis, foi uma confissão de que as eleições vinham sendo fraudadas. Bolsonaro venceu porque militares marcaram presença na apuração dos votos no TSE, Porque não usar urnas que permite ser periciada? A intenção é ou não fraudar? Já não basta o fato do Brasil ter a classe política mais corrupta do planeta? Ou vc não acredita e pensa que só tem santo nesta classe? Pois é, então.”

Carlos Roberto Martins de Souza

02 de julho, 2021 | 10:20

“Este corpo em adiantado estado de putrefação está sendo preparado para o sepultamento no IML da CPI da Covid na Sala onde os médicos senadores fazem os exames de praxe para liberar o corpo para o cemitério nacional das urnas mortuárias. Os idiotas, os evangélicos e os burros estão convidados para ajudar a carregar o caixão, lembrando que por ser o corpo de um jumento, alguns cuidados sanitários deverão ser observados.”

Gildázio Garcia Vitor

02 de julho, 2021 | 09:36

“Esse tipo de discurso, mesmo que seja apenas para os fiéis, não acrescenta nada à nossa jovem e capenga Democracia. Bravatas, das esquerdas ou das direitas, são apenas bravatas, vide Trump.”

Jaime

02 de julho, 2021 | 09:01

“Fora bosonaro voce quer fazer deste pais uma venezuela.”

Anti17

02 de julho, 2021 | 08:32

“Chega de mimimi!!! FORA BOLSONARO, o país não aguenta mais vc!!!”

Bom

02 de julho, 2021 | 07:43

“FORA BOLSONARO, TEVE MUITO TEMPO PRA TRABALHAR MAS SE PERDEU COM A FAMA E NÃO FEZ NADA PRO PAÍS.
SÓ AJUDOU A ANDAR MAIS PRA TRÁS AINDA.”

Envie seu Comentário