29 de junho, de 2021 | 13:21

Celinho Sintrocel apresenta pleitos da região em reuniões do Assembleia Fiscaliza

Daniel Protzner e Luiz Santana/ALMG
Deputado estadual participa do projeto da ALMG, que segue até o fim desta semanaDeputado estadual participa do projeto da ALMG, que segue até o fim desta semana

Teve início nesta semana o Assembleia Fiscaliza 2021, com os temas Saúde e Segurança Pública, sobre as ações das pastas para o enfrentamento da pandemia e a mitigação de seus impactos e o controle da violência em Minas Gerais.

O evento, criado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2019, fortalece o papel fiscalizador do parlamento sobre o Executivo, com os deputados questionando os responsáveis pelas secretarias e entidades do Poder Executivo estadual sobre o combate à pandemia e o planejamento para a retomada das atividades rotineiras no Estado. O Assembleia Fiscalizada começou na segunda-feira (28) e se estende até sexta-feira (2/7).

A primeira reunião contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Em sua participação no evento, o deputado estadual Celinho do Sintrocel (PCdoB) levantou e apresentou requerimentos nos quais indaga sobre as medidas que a Secretaria já tomou, vem tomando e irá tomar para viabilizar a instalação de um "hospital porta" para atender a população do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, garantindo ampliação do atendimento de urgência e emergência e o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Região de São José da Lapa.

Celinho relata ainda que abordou o secretário sobre as obras dos hospitais Regionais de Governador Valadares e Teófilo Otoni, solicitando informações sobre planejamento e cronograma previstos para a conclusão das obras.
O parlamentar contou ainda que inquiriu o secretário sobre o estágio dos entendimentos e os prazos de análise e pareceres entre o Ministério da Saúde, o Estado e o Consórcio para garantir os recursos necessários para a implantação da 2ª Etapa do SAMU no Vale do Aço e sobre o cronograma de instalação de Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas no Vale do Aço. “Solicitei agenda para debater os temas de forma mais específica e Fábio Baccheretti se comprometeu a marcar uma reunião com o mandato em breve para discutir os assuntos e apresentar as propostas do Governo para cada tema”, informou Celinho.

Segurança

Outro tema debatido neste primeiro dia do Projeto Assembleia Fiscaliza foi o da Segurança Pública, com a participação do chefe da Polícia Civil de Minas, Joaquim Francisco Neto e Silva. O deputado Celinho falou sobre a necessidade de implantação urgente do plantão na delegacia de Coronel Fabriciano, para evitar os longos deslocamentos das polícias de diversas cidades como Antônio Dias, Marliéria, Jaguaraçu, Timóteo e Coronel Fabriciano, nos fins de semana até a delegacia de Ipatinga para finalização das ocorrências, o que provoca muitos atrasos e transtornos. “O chefe da Polícia Civil explicou que o plantão a ser implantado inicialmente será o digital, e isso acontecerá em diversas regiões do Estado, incluindo o Vale do Aço, revelando também que em breve serão nomeados novos profissionais da Polícia Civil para diversas cidades, melhorando a estrutura das delegacias”, contou o deputado.

Outro assunto abordado por Celinho foi relativo à construção de um novo Instituto Médico Legal para atender à região do Vale do Aço, na cidade de Ipatinga, pois o atual está até mesmo ameaçado de interdição. Joaquim Francisco informou que está em processo de licitação a construção do novo IML em Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário