EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

28 de maio, de 2021 | 06:13

Mineiro de Juiz de fora é detectado com variante indiana do coronavírus

Morador de Juiz de Fora, que chegou de viagem internacional de trabalho é detectado com variante indiana do coronavírus

Tribuna de Minas
Paciente está isolado em hospital e esposa, assintomática, cumpre isolamento domiciliar, conforme a Secretaria de Saúde Paciente está isolado em hospital e esposa, assintomática, cumpre isolamento domiciliar, conforme a Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata, confirmou confirma que um morador da cidade, que chegou de uma viagem à Índia está internado na Santa Casa de Misericórdia da cidade e testou positivo para a variante indiana da covid-19, conforme exame feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Esse é considerado, oficialmente, o primeiro caso da nova cepa (B.1.617) em Minas Gerais.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS) confirma que o paciente está com a variante indiana e monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde que chegou ao município.

Conforme o departamento, desde o recolhimento do material biológico para exame de sequenciamento genético. Todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática e o paciente encontra-se isolado dentro do hospital.

O paciente trabalha embarcado em um navio e esteve na Índia recentemente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que o paciente chegou ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 18 de maio e deslocou-se carro até Juiz de Fora.

O paciente tinha apresentado um teste RT-PCR negativo no terminal paulista, emitido dentro das 72h previstas na norma. Ao chegar a Juiz de Fora, entretanto, começou a apresentar sintomas da infecção. A esposa do assintomática e foi determinado que ficasse em isolamento domiciliar, conforme a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora.

Veja também:
Ministério da Saúde atualiza dados da pandemia: 456,6 mil pessoas já perderam a vida por covid-19 no Brasil

Variante indiana

Até essa quinta-feira (27), o Brasil registrava oito casos confirmados de infecção pela variante indiana do coronavírus, B.1.617. Além do paciente de Juiz de Fora, há outros seis em São Luís (Maranhão) e outro em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro.

A variante B.1.617 foi registrada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado. Com a explosão de casos no país e sua disseminação no Reino Unido, autoridades sanitárias do mundo inteiro estão sob alerta.

De acordo com infectologistas, esta cepa se tornou mais transmissível após mutações sofridas desde a sua descoberta e pode agravar a terceira onda da pandemia. (Com informações da SES-MG e Jornal Estado de Minas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lucia Paiva

28 de maio, 2021 | 21:35

“Realmente! Os cariocas de Juiz de fora, devem estar magoados em divulgar que na verdade, são mineiros. rs”

Antonio

28 de maio, 2021 | 16:28

“O pessoal de Juiz de Fora, não deve estar satisfeito com o título da matéria, onde diz que "Mineiro de Juiz de Fora"... Eles pensam ser Cariocas. rs”

Envie seu Comentário