CADERNO IPATINGA 2024

27 de maio, de 2021 | 17:00

Polícia Civil e Instituto Raquel Barreto fecham a campanha Maio Amarelo

Cor é usada pela campanha mundial voltada para uma reflexão sobre o alto índice de acidentes de trânsito

Divulgação
Blitz educativa do Maio Amarelo foi realizada nesta quinta-feira, no Centro de IpatingaBlitz educativa do Maio Amarelo foi realizada nesta quinta-feira, no Centro de Ipatinga

Os condutores de veículos e pedestres em Ipatinga foram alvo de uma campanha nesta quinta-feira (27) que integrou o “Maio Amarelo”, movimento criado para chamar a atenção da sociedade acerca do alto índice de acidentes de trânsito com mortos e feridos no mundo. A blitz educativa foi realizada pela Polícia Civil com a ONG Instituto Raquel Barreto.

Os policiais civis e integrantes da entidade, com apoio de empresas, fizeram uma blitz na avenida João Valentim Pascoal, em frente à 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, no Centro de Ipatinga. As pessoas abordadas receberam orientações de trânsito levando à reflexão sobre a responsabilidade de cada um no trânsito.

A titular da Delegacia de Trânsito, Ana Paula Passagli da Cruz, disse ao Diário do Aço que o objetivo da ação é ressaltar o tema do Maio Amarelo: Respeito e responsabilidade. “Enfatizamos as alterações no Código de Trânsito Brasileiro para o condutor dirigir com responsabilidade, respeitando as regras, pois algumas penalidades ficaram mais graves”, comentou a policial.

A delegada pontuou que as alterações na legislação visam dar maior respeito aos pedestres e ciclistas, mas que eles também possam acompanhar as regras no trânsito. “As pessoas têm que ficar atentas às alterações, mas também ter responsabilidade no trânsito, dirigir com a atenção, respeitar as regras, as normas, para um trânsito seguro”.

Ana Paula esclareceu que o evento desta quarta-feira, realizado na parte da manhã e no período da tarde, é o encerramento dos trabalhos realizados ao longo do mês pelo Maio Amarelo. Ela lembrou a importância da parceria com o Instituto Raquel Barreto para as ações educativas no trânsito.

Índice preocupante

Responsável por presidir inquéritos de acidentes de trânsito, a delegada Ana Paulo alertou sobre o índice preocupante de acidentes, principalmente com motoristas alcoolizados, mesmo com o endurecimento da lei. “Toda a semana temos muitos flagrantes, com motoristas se arriscando depois de beberem muito. Muitos começam a beber em Coronel Fabriciano, vem para Ipatinga, bebe mais e, na hora que está indo embora, se envolve em acidente”.

Ana Paula lembrou que justamente um acidente de trânsito, com motorista que estaria embriagado na época, matou a jovem Raquel Barreto em 2008. A mãe da vítima resolveu criar o Instituto que leva o nome da filha e desde de então vem lutado pela Defesa da Vida, lema da ONG criada em 2010, com várias ações na área de educação no trânsito na região.

Orientações

Entre as orientações divulgadas para as pessoas abordadas na quinta-feira, estão o perigo de se usar celular ao mesmo tempo em que dirige, escolher locais seguros para fazer a troca de pneu furado, tomar os cuidados ao transportar bebês, além da manutenção preventiva de veículos e os cuidados para uma pilotagem segura em motocicleta.

Campanha

O Maio Amarelo foi criado após a Organização das Nações Unidas (ONU) decretar, em 11 de maio de 2011, a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. Desde então, o mês de maio se tornou referência em todo o mundo para as ações necessárias para se tentar reduzir os acidentes de trânsito.

Divulgação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário