PREF IPATINGA KITS ESCOLARES 02 - 728X90

26 de maio, de 2021 | 16:23

Instituto Usiminas abre temporada de formação para arte-educadores

Cursos on-line de educação e história da arte, disponibilizados gratuitamente, podem ser acessados durante o ano pelos professores e pela comunidade

Divulgação
A arte-educadora Giselda Perê participa do primeiro encontro da programação educativa: criação artística valoriza a sabedoriaA arte-educadora Giselda Perê participa do primeiro encontro da programação educativa: criação artística valoriza a sabedoria

Nesta quinta-feira, (27), o Instituto Usiminas abre a temporada de 2021 dos cursos do Programa de Formação de Professores e Arte-educadores. O primeiro encontro terá o tema “Educação decolonial - entre as artes e a narrativa” e será ministrado pela arte-educadora Giselda Perê. Como parte da programação da plataforma educativa do Instituto Usiminas (educativoinstituto.usiminas.com), o curso on-line é gratuito e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/EducaçãoDecolonial.

Realizado em dois encontros, hoje e no próximo dia 10 de junho, o curso apresenta e identifica as principais questões relacionadas ao ensino decolonial da arte e da literatura brasileira e será conduzido em três partes: “As histórias da arte brasileira - em busca de uma identidade nacional”, “Quais as histórias que a história da arte não conta?” e “A busca pela prática decolonial na educação e na vida''. 

Mestra em arte-educação, Giselda Perê convida os participantes a investigarem como a educação pode solidificar, na prática educativa e artística, os gestos de racismo e intolerância. Com mais de 20 anos de carreira, Giselda dedica-se à criação artística que valoriza as sabedorias, as estéticas e as oralidades presentes em nossas ancestralidades africanas e afro-brasileiras, principalmente no núcleo de história Agbalá Conta.

Ampliando o alcance

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a plataforma educativa amplia, significativamente, o alcance do trabalho já desenvolvido, atendendo demandas de educadores de várias localidades e abordando temas fundamentais para a educação contemporânea. “Extrapolamos os limites do Vale do Aço, trazendo temáticas fundamentais para o ensino, e pretendemos chegar mais longe com assuntos como os que serão abordados por Giselda, proporcionando conteúdos de qualidade e que possam auxiliar na reflexão sobre diversidade e respeito ao próximo. Queremos uma agenda cada vez mais forte nesse sentido”, frisa Penélope.

Até novembro deste ano, o Instituto Usiminas realizará quatro cursos que integram o Programa de Formação de Educadores e Arte-educadores. Todos os conteúdos serão disponibilizados ao público pela plataforma educativa do Instituto Usiminas, que é o espaço virtual de extensão da ação educativa desenvolvida para possibilitar a participação de educadores de diversos países de Língua Portuguesa.

Em 2020, o Instituto Usiminas alcançou mais de 30 localidades com formações à distância, por meio de sua plataforma educativa. Além do Vale do Aço, os cursos contaram com participantes de cidades do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas e até em Portugal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário