26 de maio, de 2021 | 15:44

Timóteo retoma aulas presenciais na próxima segunda-feira

Divulgação
Alunos, professores e demais profissionais deverão seguir uma série de protocolos sanitáriosAlunos, professores e demais profissionais deverão seguir uma série de protocolos sanitários

As aulas presenciais na rede municipal de ensino, em sistema híbrido, com revezamento das turmas, serão retomadas na próxima segunda-feira (31) em Timóteo. Conforme o governo, 50% das turmas terão aula presencial em uma semana, enquanto a outra metade fica em casa, com estudo remoto, seguindo esse rodízio ao longo dos meses.

As atividades presenciais serão retomadas pelas turmas de Educação Infantil, dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e creches. Atualmente, a rede municipal conta com aproximadamente seis mil alunos distribuídos em 15 escolas, três Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e 12 creches conveniadas.

Protocolos

Para a volta às aulas foram promovidos treinamentos com servidores que atuam nas escolas sobre os protocolos sanitários e as regras de higienização. Nos portões de acesso, uma servidora estará encarregada de aferir a temperatura corporal dos alunos; as salas de aula foram todas demarcadas com distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras; foram instalados dispensers com álcool 70% e serão disponibilizados sabonete líquido para alunos e professores.

As cozinhas das escolas também passaram por adequações para manter o distanciamento exigido entre as profissionais na hora da produção da merenda. Não haverá recreio e cada sala terá um horário previamente determinado para o lanche. Cada professor receberá protetor facial e duas máscaras para uso diário em sala de aula.

Calendário

Segundo explica a subsecretária de Educação, Márcia Lessa, o calendário escolar de 2021 foi refeito. O ano letivo recomeça na segunda-feira, dia 31 de maio, e termina em dezembro com dois recessos: um na última semana de julho e outro em outubro na semana do Dia das Crianças (12) e do Professor (15).

Márcia ressalta que os pais não são obrigados a enviar os alunos para a escola, mas a Secretaria de Educação conta com a parceria deles para que essa retomada no sistema híbrido transcorra da forma mais tranquila possível e sem atropelos.

“A situação hoje está mais tranquila, com a vacinação avançando e a queda nos números de contaminações e óbitos. O cenário está favorável e com a cooperação de todos vamos assegurar o direito a todos a uma educação de qualidade e com toda a segurança necessária”, pontuou Márcia Lessa, citando que, para reforçar o apoio pedagógico aos alunos, foram criados grupos no WhatsApp e Telegram para acompanhamento e retirada de dúvidas sobre o conteúdo educacional.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Claudia

27 de maio, 2021 | 15:42

“Aulas remotas, professor pensa que está ensinando e os alunos finge que está aprendendo.”

Silva Gomes

27 de maio, 2021 | 08:07

“Jorge ,as aulas não estão começando em maio . Sou professora e o desgastante trabalho on.line começou em fevereiro . Descordo c seu comentário”

Jorge

26 de maio, 2021 | 22:17

“As aulas estão começando em maio .quase no meio do ano,e ainda tem dois recessos,como diz a frase, a educação em último lugar.”

Fernando

26 de maio, 2021 | 16:59

“Enquanto isto, fui marcar uma consulta no PSF do Bairro Ana Rita, e foi informado que a consulta era marcada só pra depois de uma semana, onde outros usuários ficaram indignados , quem procura atendimento médico , precisa de urgência, no máximo para outro dia, agora esperar uma semana? Quem são estes administradores que deixam fazer isso!”

Envie seu Comentário