EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

24 de maio, de 2021 | 17:26

Aplicação das vacinas da Pfizer será concentrada em quatro UBS's de Ipatinga

Divulgação
As Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do Jardim Panorama, Esperança I, Veneza e Bethânia serão as únicas a oferecer o imunizanteAs Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do Jardim Panorama, Esperança I, Veneza e Bethânia serão as únicas a oferecer o imunizante

A Secretaria de Saúde de Ipatinga recebeu nesta segunda-feira (24) um total de 1.170 doses de vacinas da Pfizer/Biontech, que serão destinadas principalmente às mulheres grávidas com comorbidades e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades com indicação médica. O município havia suspendido a imunização deste grupo com a vacina da Oxford/AztraZeneca, por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), relembra o governo.

A imunização, com todas as vacinas, continua entre as pessoas da faixa etária de 55 a 59 anos com comorbidades, pessoas com deficiência cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada) e pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos.

A Secretaria de Saúde reafirma que está administrando com rígidos critérios de responsabilidade as doses de vacinas que chegam ao município. Os imunizantes da Pfizer precisam estar em temperatura adequada para garantir a conservação. Assim, para evitar perdas, o município definiu quatro Unidades Básicas Saúde (UBS’s) para atendimento à população com este produto. As vacinas estarão disponíveis nas UBS’s do Esperança I, Jardim Panorama, Veneza e Bethânia, destaca a Secretaria. Profissionais dessas Unidades passaram por capacitação na última sexta-feira (21).

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Elaine Cristina Vasconcelos, explica que as demais unidades estarão referenciando os usuários, com agendamento para as quatro unidades selecionadas. A centralização – ela salientou – auxilia na conservação do imunizante segundo especificações da Anvisa. “Optamos por centralizar nestas Unidades para evitar perda. Nossa equipe técnica e de vacinadores passou por capacitação na tarde desta segunda-feira para aplicar as vacinas da Pfizer com agilidade, o que é fundamental para não corrermos o risco de desperdiçar doses”, enfatizou a diretora.

Agendamento

Os atendimentos continuam sendo realizados por meio de agendamento, com data e horário. Importante aguardar o contato do Agente de Saúde, que direcionará as pessoas à sua Unidade de referência para vacinação.

Cuidados de conservação

A Anvisa atualizou as exigências de armazenamento da vacina da Pfizer, flexibilizando a temperatura de conservação das doses.

Anteriormente, os frascos da vacina da Pfizer contra a covid-19 tinham de ser armazenados em temperaturas entre -90º e -60º. Com a mudança, os frascos podem ser guardados em temperaturas entre -25º e -15º por um período de até duas semanas, aponta a Secretaria Municipal. Após esse prazo, os frascos precisam ser mantidos na temperatura já autorizada, entre -90º e -60º. Se retirados do congelador, os recipientes podem ser armazenados por até cinco dias nas temperaturas entre 2º e 8º.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigues

24 de maio, 2021 | 21:30

“Esperar o que de um prefeito sem noção,sem conhecimento sobre as necessidades da comunidade.Um estúpidos.Mas a culpa é totalmente dos eleitores da cidade.Foram na onda dos empresários da cidade e caíram igual a um patinho.Agora este estúpido e sem noção está fazendo com que a população se aglomeram mais ainda.”

Ozias Fidelix Junior

24 de maio, 2021 | 17:49

“Gosto de ver a capacidade dos GESTORES que, ao invés de espalhar e dinamizar a vacinação, concentram e aglomeram a vacinação de determinado imunizante em determinados postos.”

Envie seu Comentário