24 de maio, de 2021 | 17:06

Festejos e rituais nos 16 anos do Instituto Reino do Rosário

Divulgação
A imagem de Nossa Senhora do Rosário é destaque nas cerimôniasA imagem de Nossa Senhora do Rosário é destaque nas cerimônias

O início da próxima semana será de festejos no Instituto Cultural Reino do Rosário, a ‘Guarda de Moçambique’ de Timóteo, que está completando 16 anos de atividades. No domingo (30), um café da manhã vai abrir a programação e, em seguida, haverá “o momento de levantar bandeira” na Praça Manoel Vitório, no bairro Bela Vista. Também será celebrada a Missa Conga, especialmente para os congadeiros, com transmissão ao vivo pelos canais da entidade na internet (Facebook e YouTube).

As celebrações pelo aniversário da Guarda de Moçambique de Timóteo mobilizam a comunidade desde a quinta-feira (20), quando começaram as cerimônias de visitação da imagem de Nossa Senhora do Rosário nas casas das famílias que realizam a novena em devoção à santa.

Segundo Luís Fabiano dos Santos, mestre e capitão-mor da Guarda de Moçambique de Timóteo, a grande expectativa neste ano é o encontro nacional de congadeiros, previsto para ocorrer de 22 a 24 de outubro, em louvor a Nossa Senhora do Rosário. “Devido à pandemia do coronavírus, ainda não há confirmação sobre o evento ser realizado de forma presencial. A comissão organizadora e a Fundação Renova avaliam a possibilidade da transmissão pela internet”, explica.

Fundado em 2005, o Instituto Cultural Reino do Rosário é o único representante da ‘Guarda de Moçambique’ no Vale do Aço. Possui cerca de 80 integrantes, entre idosos e crianças, e conta com o apoio “fundamental” da administração municipal por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, comenta mestre Luís Fabiano. Atualmente, a entidade promove também projetos culturais com apoio da Fundação Renova, como o “Batucando”, em Timóteo, e o “Maracatu Tambores do Vale”, a ser desenvolvido em Coronel Fabriciano, Timóteo e no distrito de Cava Grande (Marliéria).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário