Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de maio, de 2021 | 17:15

Espaços culturais já podem solicitar 'Selo Evento Seguro'

Chancela faz parte do Reviva Turismo, programa do governo estadual para a retomada gradual das atividades do setor de entretenimento

Gil Leonardi/Imprensa MG
O selo foi lançado em evento promovido pela Secult: retomada do setor cultural em MinasO selo foi lançado em evento promovido pela Secult: retomada do setor cultural em Minas

Estabelecimentos, áreas de shows, espaços culturais e turísticos em Minas Gerais já podem solicitar o “Selo Evento Seguro”, concedido pelo Governo de Minas na responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Com seu uso, os locais confirmam que estão cumprindo os protocolos de saúde e segurança definidos com base no plano Minas Consciente.

O objetivo é contribuir para que a retomada das atividades do setor de entretenimento e cultura ocorra de forma segura, observando as orientações sanitárias de órgãos competentes municipais, do Estado e da Organização Mundial de Saúde (OMS). A resolução estadual descreve as medidas gerais e específicas dos eventos, e também os cuidados relacionados ao atendimento ao público, ao espaço físico, à sinalização, ao acesso, à permanência, à circulação de pessoas, entre outros itens.

Como obter

O Selo Evento Seguro pode ser solicitado à Secult por empresas e realizadores independentes de eventos, por meio do link: www.secult.mg.gov.br/seloeventoseguro. É necessário preencher o formulário de solicitação, o termo de responsabilidade e seguir o passo a passo descrito. Conforme a Secult, os espaços que podem solicitar o selo são: museus e galerias de arte, teatros, cinemas, arquivos públicos, bibliotecas públicas e demais estabelecimentos em que são realizados eventos presenciais.

O selo deverá ser utilizado pelos interessados durante o tempo de vigência do Plano Minas Consciente ou demais protocolos estabelecidos pelo Governo de Minas Gerais, para enfrentamento da covid-19. A chancela poderá ser estampada em ingressos e em locais de realização dos eventos, por exemplo.

A Secult irá analisar as solicitações dos interessados e comunicará sobre a aprovação daqueles que preencherem os requisitos necessários. Assim que aprovado, o interessado já receberá o Selo Evento Seguro e seu manual de aplicação. Se o interessado não preencher os requisitos necessários, a Secult também vai notificar sobre a reprovação, oferecendo a oportunidade de adequação às exigências estabelecidas e de envio de nova solicitação.

Medidas de proteção

A iniciativa do governo mineiro é inspirada no “Selo WTTC #Safetravels”, que é o “Viagem Segura”, do Conselho Mundial de Viagens de Turismo, concedido a estabelecimentos turísticos que cumprem protocolos sanitários recomendados por autoridades mundiais de saúde. A resolução estadual também dá orientações para sinalização e circulação de pessoas em espaços de eventos, pavilhões, centros de convenções, ao ar livre, no formato drive in ou valet, teatros, cinemas, entre outros.

O Selo Evento Seguro reforça as regras de cuidado e proteção contra o coronavírus, como o uso obrigatório de máscara tipo N95 ou máscara cirúrgica, de álcool gel, e o distanciamento social. “Quem estiver em um evento estampado com o nosso selo sabe que ali vai encontrar segurança e fiscalização”, aponta o secretário da Secult, Leônidas Oliveira, contando com a parceria da Polícia Militar na fiscalização de eventos em todas as cidades mineiras.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário