Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de maio, de 2021 | 09:00

''Vacina boa é vacina no braço'', alerta infectologista de Ipatinga

Emerson Dias/Prefeitura de Londrina/Divulgação
O imunizante da Pfizer será destinado a um público pequeno, neste primeiro momentoO imunizante da Pfizer será destinado a um público pequeno, neste primeiro momento

Com a chegada de doses da vacina da Pfizer/Biontech a alguns municípios do interior, cresce a expectativa sobre a imunização contra a covid-19, com uma variedade maior de vacinas. Diante disso, a médica infectologista de Ipatinga, Carmelinda Lobato, pontua que não há de se pensar que esta é melhor ou pior que outras, como CoronaVac e AstraZeneca e defende: “Vacina boa é vacina no braço”.

Sobre uma informação veiculada nas mídias sociais de que a vacina da Pfizer poderia trazer uma nova variante da doença, a médica aponta que não há essa comprovação. Segundo a profissional, não há problema se Ipatinga, por exemplo, aplicar esse tipo de imunizante e os municípios vizinhos utilizaram outra. “Não tem nada a ver. Não tem problema nenhum, pode vacinar com a que estiver disponível, precisamos vacinar as pessoas o mais rápido possível”, alerta.

Ela acrescenta que vacina boa é aquela que foi aplicada, não importa qual. “Eu mesma fui vacinada com CoronaVac e estou muito bem. E a gente está mostrando a efetividade da vacinação no município de Ipatinga de forma clara, com diminuição de internação de idosos e óbitos, e a maioria deles se vacinaram com CoronaVac. A Pfizer é uma plataforma diferente da CoronaVac por exemplo, e o que sabemos por meio de estudos é que é uma vacina que pode ser aplicada a partir de 16 anos de idade e que pode diminuir as chances de contágio. Mas de forma alguma deve haver indicação de vacinar com essa ou aquela, porque o mais importante é imunizar a população”, aponta.

Estímulo

A médica reforça que muitas pessoas estão falando bobagens sobre a vacina, mas é preciso estimular a imunização. “A vacina é que vai conferir a imunização e proteção que você precisa para continuarmos vendo essa efetividade, com diminuição de internação e de óbito por causa dessa maldita doença. É importante lembrar que como a vacina de AstraZeneca está por ora suspensa para gestantes, a da Pfizer veio como boa opção para esse público, mas essas gestantes e puérperas (até 45 dias depois do parto), podem ser vacinadas também com CoronaVac, tranquilamente. Só não podem receber a AstraZeneca mesmo”, conclui.

Pfizer

A Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, concluiu a entrega de 4.680 das doses da vacina Pfizer nesta segunda-feira (24), para quatro municípios do Vale do Aço: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Caratinga. Conforme a SRS, cada um recebeu 1.170 doses do imunizante, sendo que foram os únicos contemplados com essa remessa no Vale do Aço. O imunizante da Pfizer será destinado às pessoas com comorbidades, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz e deficientes permanentes.

Já publicado

Aplicação das vacinas da Pfizer será concentrada em quatro UBS's de Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Caleb Fernandes da Silva

26 de maio, 2021 | 21:31

“Tenho 2 comorbidades, e por uma delas não tive coragem de receber a astrazeneca. Hoje, com a chegada da Pfizer eu gostaria de ser vacinado, mas, a burocracia no Brasil dificulta..Vou ter que contar com a ajuda de Deus para que as vacinas sejam liberadas para Clínicas privadas, pois, pagando pela vacina a burocracia deixará de existir.”

Gildázio Garcia Vitor

25 de maio, 2021 | 10:02

“Parabéns Doutora! Não tinha atentado para isto ainda: "Vacina boa é vacina no braço". Não só para a Covid-19, mas para todas as doenças para as quais já temos vacinas. Viva à Ciência! Não aos negacionistas e aos antivacinas! Só terraplanistas podem prevalecer, afinal, fazem nos rir de suas teses e devaneios.”

Envie seu Comentário