Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de maio, de 2021 | 17:06

Quatro municípios do Vale do Aço recebem doses da vacina Pfizer

Fábio Marchetto/Divulgação
Ao todo foram entregues 4.680 doses da vacina Pfizer para os municípios contemplados da região Ao todo foram entregues 4.680 doses da vacina Pfizer para os municípios contemplados da região

A Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, concluiu a entrega de 4.680 das doses da vacina Pfizer, contra a covid-19 nesta segunda-feira (24), para quatro municípios do Vale do Aço: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Caratinga. Conforme a SRS, cada um recebeu 1.170 doses do imunizante, sendo que foram os únicos contemplados com essa remessa no Vale do Aço.

O imunizante da Pfizer será destinado às pessoas com comorbidades, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz e deficientes permanentes.

De acordo com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a conservação da vacina da Pfizer pode ser feita por até duas semanas nas temperaturas entre -15ºC e -25ºC. Além deste período, é necessário garantir os recipientes em congelamento de -60ºC a -90ºC. Por causa dessa dificuldade maior de conservar o imunizante, a princípio ele estava sendo utilizado somente nas capitais brasileiras. Agora, a vacina começa a ser distribuída para o interior seguindo uma série de critérios.

A Pfizer é a primeira vacina com registro de uso definitivo no Brasil. A segunda foi a AstraZeneca/Oxford e a CoronaVac têm a autorização de uso emergencial.

64.350 doses

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) enviou, nesta segunda-feira, às Unidades Regionais de Saúde, as 64.350 doses de vacina Pfizer, destinadas a 47 municípios mineiros. As cidades atenderam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em acordo com a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG Nº 3.408 do dia 18 de maio de 2021), para armazenamento e manipulação do imunizante.

20ª remessa

As doses fazem parte da 20ª remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde e, pela primeira vez, outras cidades mineiras além da capital são contempladas com a vacina da Pfizer. Até então, só Belo Horizonte havia recebido esta vacina, conforme orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI).

CoronaVac e AstraZeneca

Conforme apurado junto à SRS, dentro dessa 20ª remessa, também foram entregues doses da CoronaVac e AstraZeneca para serem distribuídas para os 35 municípios da macrorregião do Vale do Aço. A entrega ocorreu na quinta-feira (20) e o quantitativo foi de 1.680 doses. Esses imunizantes devem completar a dose 2 de quem está em tempo hábil para receber a vacina ou está com o esquema vacinal atrasado. Em Minas Gerais, a 20ª remessa contou com 508.050 doses para dar continuidade à imunização dos grupos prioritários, das quais, 8.200 doses da CoronaVac e 435.500 doses da AstraZeneca.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário