22 de maio, de 2021 | 10:54

Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo vão receber vacinas da Pfizer

Fábio Marchetto
Imunizantes chega nesta segunda-feira aos municípios do Vale do AçoImunizantes chega nesta segunda-feira aos municípios do Vale do Aço

A Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Minas Gerais (CIBSUS/MG), coordenada pelo secretário de Estado de Saúde, médico Fábio Baccheretti, aprovou a seleção de 47 municípios mineiros aptos a participar da segunda etapa de introdução/expansão da vacina Pfizer no Estado. No Vale do Aço, os municípios contemplados são Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.

Na 20ª remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde a Minas Gerais, na última terça-feira (18), foram recebidas 64.350 doses da Pfizer. A distribuição aos municípios terá início nesta segunda-feira (24) para as Unidades Regionais de Saúde (URS’s), que vão repassar as doses do imunizante para as 47 cidades.

De acordo com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a conservação da vacina pode ser feita por até duas semanas nas temperaturas entre -15ºC e -25ºC. Além deste período, é necessário garantir os recipientes em congelamento de -60ºC a -90ºC. Por causa dessa dificuldade maior de conservar o imunizante, a princípio ele estava sendo utilizado somente nas capitais brasileiras. Agora, a vacina começa a ser distribuída para o interior seguindo uma série de critérios.

A Pfizer e a AstraZeneca são as únicas vacinas com registro de uso definitivo no Brasil. A CoronaVac, outro imunizante usado no país, têm a autorização de uso emergencial.

Critérios para distribuição
Além das diretrizes do Ministério da Saúde, os critérios estabelecidos pelo Governo de Minas para cada município receber o imunizante da Pfizer são: População acima de 79 mil habitantes; Ter equipe capacitada para a administração da vacina; Menor distância da sede da Unidade Regional de Saúde (URS): os municípios devem estar distantes, no máximo, 2h30 da capital, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado), a fim de ampliar a segurança da preservação da temperatura de transporte indicada (-15°C à -25°C), observada a estrutura atualmente disponível para logística; As unidades de Saúde selecionadas deverão estar orientadas e comprovar mecanismos de agendamento para vacinação. A lista de usuários indicados à vacinação deverá ser de 2 vezes o total de vacinas disponibilizadas àquela unidade (lista de espera/contingencial); As unidades de Saúde selecionadas deverão agendar a vacinação de um total de pessoas compatível com o consumo de 100% das vacinas a serem recebidas em no máximo quatro dias, a contar da data agendada para recebimento das vacinas; O tempo de validade máximo após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C, é de seis horas. As unidades devem manter procedimentos orientados à utilização integral das 6 doses (0,3ml) por frasco no período de funcionamento/vacinação; Não deve ser realizada a vacinação com Pfizer fora das unidades de Saúde, de forma que as condições de preparo e conservação estejam rigorosamente preservadas.

Municípios que receberão a Pfizer
Alfenas, Araguari, Araxá, Barbacena, Betim, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Pará de Minas, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Timóteo, Vespasiano, Passos, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Três Corações, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Varginha.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Andrade

24 de maio, 2021 | 22:41

“Estou querendo vacinar, mas será que tem possibilidade deu me transformar em um jacaré? Meu sonho, tudo por Bolsonaro.”

Envie seu Comentário