Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de maio, de 2021 | 11:02

Apesar de tudo, tem palhaçaria!

Mostra virtual da 15ª edição do Encontro de Palhaços de Ipatinga ocorre até o fim do mês e reúne 20 atrações de arte, de alegria e de graça

Gustavo Jacome/Divulgação
Por causa da pandemia, atrações do festival só podem ser acessadas pelas mídias sociaisPor causa da pandemia, atrações do festival só podem ser acessadas pelas mídias sociais
A data tradicional de rir é sempre em 10 de dezembro, quando comemora-se o Dia Nacional do Palhaço. Mas aí entrou a pandemia no meio da cena e modificou todo o calendário. Mesmo assim, a 15ª edição do Encontro de Palhaços de Ipatinga já está ocorrendo com alguma diferença e muitas adequações diante do contexto: o evento que é sucesso no calendário cultural da cidade, por reunir milhares de pessoas no Parque Ipanema, agora só pode ser acessado pelas mídias sociais. Mesmo assim: então, viva!

A iniciativa de criação e produção da mostra é do ator circense Luís Yunes, do Circo Teatro Fool. “Assim como o próprio circo, o ‘Encontro de Palhaços’ vem se modificando ao longo dos tempos, e durante a pandemia não seria diferente. Em dezembro de 2020, o evento não pôde ser realizado com a plateia presente, e aí criamos a ‘Carreata da Alegria’, um cortejo circense que coloriu as ruas da cidade e trouxe um pouco de alegria para as crianças em diversos bairros”, relata a produção.

Em 2021, e pela primeira vez nesses 15 anos de encontros de artes e gargalhadas, a mostra de palhaçarias ocorre até o próximo dia 30 de maio. Mas não se desespere, nem fique triste, pois há pelo menos uma vantagem: todos os esquetes apresentados estarão disponíveis, gratuitamente, até o último dia de dezembro nas mídias sociais.

Histórico
O Encontro de Palhaços de Ipatinga apresenta uma variedade de espetáculos de arte circense, em homenagem aos artistas de diversos seguimentos do entretenimento, sobretudo, aos palhaços e às palhaças do Brasil. A primeira edição da mostra foi, engraçadamente, em 10 de dezembro de 2007, quando “a dupla Petit Gatão (Luís Yuner) e Risadinha (José Rodrigues)” apresentou números clássicos de circo na Praça 1* de Maio.

Logo no ano seguinte, outros artistas e personagens teatrais se juntaram à comemoração. “Foi realizado um cortejo circense com charangas tradicionais, faixas e cartazes, saindo da Estação Memória, passando pela avenida 28 de Abril e finalizando com um grande show na Praça 1º de Maio”, relembra a produção da mostra, destacando também que o evento “é uma oportunidade de aprimoramento para os artistas que criam cenas inéditas e utilizam o nosso picadeiro como um grande laboratório de experimentação, porque o que vale é a brincadeira”.

Entre 2007 e 2012, nas manhãs de 10 de dezembro, a Praça 1º de Maio sempre foi o palco preferido das artes de palhaçada. O evento cresceu de brincadeira a partir de 2013, e foi inventado o “Cabaré dos Palhaços”, feito um fragmento da organização da palhaçaria que viria a tornar-se realidade na cidade.

Já no Parque Ipanema, principal cartão-postal de Ipatinga e um dos mais reconhecidos da região, a mostra alcançou um público mais diversificado e fortaleceu a arte circense, propiciando mais comodidade e recursos técnicos ao desempenho de artistas e mais satisfação popular, conforme relata a produção do Circo Fool.

Mas aí, chegou a pandemia e tudo mudou. Apesar de tudo, é preciso manter a graça e o humor para superar esses desafios que se apresentam. Este ano, o festival on-line do Encontro de Palhaços de Ipatinga apresenta 20 atrações, incluindo espetáculos e cenas de curta duração, bate-papos, lives interativas e eventos itinerantes em diversas ruas e vários bairros da cidade. A produção ressalta que a próxima data de 10 de dezembro está agendada para a realização do evento de forma presencial, em Ipatinga. Então, viva!

Serviço
A programação do Encontro de Palhaços de Ipatinga é promovida por meio da Lei Aldir Blanc, com apoio dos governos estadual e federal. Os espetáculos são exibidos, gratuitamente, pelo canal do Circo Fool no Youtube, e estarão disponíveis até dezembro de 2021.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário