21 de maio, de 2021 | 18:30

Brasileiros viajaram algemados em voo de deportação dos EUA

Avião fretado pelo governo dos EUA trouxe 30 brasileiros deportados dos Estados Unidos e pousou no aeroporto internacional em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Reprodução de vídeo
Brasileiros apanhados na travessia do México para os EUA chegam, deportados, ao aeroporto de ConfinsBrasileiros apanhados na travessia do México para os EUA chegam, deportados, ao aeroporto de Confins

De um total de 106 brasileiros previstos, apenas 30 chegaram em um voo vindo dos Estados Unidos que aterrissou às 15h45 no aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, nesta sexta-feira (21). Durante todo o voo os imigrantes foram mantidos algemados.

Algumas das pessoas que seriam deportadas conseguiram recurso na Justiça com a suspensão da ordem de deportação e permanecem em prisões nos Estados Unidos. Outros não embarcaram por falta de teste adequado de Covid, exigido pelo Brasil para quem desembarca de voos internacionais.

Entre os deportados estão moradores de Rondônia, Goiás, e de cidades do Leste de Minas Gerais, como Governador Valadares.

Os poucos que quiseram gravar entrevistas com a imprensa que acompanhou o desembarque contou que tentaram ingressar nos EUA via fronteira do México, mas foram apanhados pelo serviço de imigração. Eles ficaram de 12 dias a três meses presos na Polícia Federal dos EUA e no setor de imigração. “A imigração trata as pessoas como eles querem. Tratam mal. Tratam com desumanidade", disse um dos deportados.
Reprodução de vídeo
Há mais voos de deportação já programados pelo governo dos EUA, alerta a Polícia Federal Há mais voos de deportação já programados pelo governo dos EUA, alerta a Polícia Federal

Esse foi o primeiro voo de deportados no governo Joe Biden, mas no ano passado foram deportados 1.145 brasileiros em 21 voos que chegaram em Confins.

Conforme dados da Polícia Federal, a emissão de passaporte dobrou de janeiro e a abril deste ano, em Minas Gerais. O entendimento é que, com o fim do governo de Donald Trump houve flexibilidade na travessia da fronteira do México para os Estados Unidos, o que não é verdade. A PF alerta que os EUA mantêm uma política migratória muito rigorosa e restritiva, afirma o chefe da delegacia de imigração da Polícia Federal, Marinho Rezende.

Marinho acrescenta que há vários voos programados com deportados este ano porque os abrigos estão lotados de imigrantes que foram detidos na travessia entre México e Estados Unidos. (Com informações da PF, G1 e BH Airport)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Edsone

22 de maio, 2021 | 22:02

“Tem de devolver esse pessoal que entra ilegalmente e cobrar todas as despesas de deportações e colocar processos cobrando fianças exorbitantes. Não basta trazer de volta, que em pouco tempo, eles voltam. Brasileiro só aprende, quando dói no bolso.”

Elson

22 de maio, 2021 | 21:59

“Brasileiros de GoVal. Sei! Só gente boa e turistas a passeios legalmente. rs”

Adriano

22 de maio, 2021 | 10:28

“Verdadeiros burros entrando ilegalmente nos Estados Unidos e esquecendo que o covid 19 é mundial”

Antonio

22 de maio, 2021 | 09:39

“Estão totalmente errados! Fora da lei. E querem tratamento VIP? Me poupe, vai...”

Lucia Paiva

22 de maio, 2021 | 09:38

“Que ótimo! E fiquem felizes. Muitos retornam em caixões. rs”

Envie seu Comentário