21 de maio, de 2021 | 16:00

Profissionais da saúde esclarecem dúvidas sobre vacinação contra a covid

Com o Brasil ainda enfrentando uma crise sanitária por causa da pandemia, a vacinação ganha destaque como principal alternativa para conter a covid-19. No entanto, o debate sobre a imunização ainda desperta dúvidas em muitas pessoas. Nesta sexta-feira (21), o diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Mauro Oscar de Souza Lima, o diretor corporativo de Gestão de Pessoas e Inovação da Usiminas, Cesar Bueno e médica infectologista da FSFX, Mariana Vasconcelos se reuniram em uma transmissão ao vivo pela internet para esclarecer dúvidas, reforçar a importância e desvendar mitos relacionados à vacina.

Os profissionais reforçaram que embora desenvolvidas em tempo recorde, as vacinas foram submetidas a inúmeros e rigorosos testes de segurança até chegar à população. “Com o aumento dos grupos protegidos, o número de infectados pela doença cai progressivamente reduzindo a circulação viral entre as pessoas, por isso a vacina é a maneira mais eficaz e segura de conter essa pandemia”, disse a médica.

De acordo com Mauro Oscar, muitas pessoas ainda têm se comportado como se a pandemia tivesse acabado. “Temos que pensar no legado que a pandemia deixa em duas áreas: a da saúde e da educação. A saúde passou por uma evolução, no sentido de trazer tecnologias que já estavam prontas, mas ainda não tinham sido implantadas. Na área da educação, o ensino a distância agora faz parte da nossa vida. São eventos e reuniões virtuais que encurtaram caminhos. O trabalho se adaptou. Tudo será um aprendizado. Temos que entender que as relações já mudaram e vão mudar ainda mais. É a transformação digital em todas as relações”, comenta.

Uso de máscara após a vacinação
Mariana Vasconcelos reforça que os vacinados contra a covid-19 precisam manter o uso de máscara. “A continuação das medidas de proteção é importante, por alguns motivos como os dados de eficácia global de algumas vacinas, o fato de a doença ser nova e poder evoluir com mutações que não respondam às atuais vacinas e, principalmente, por ser necessária a vacinação de uma grande parcela da população para todos serem considerados protegidos e, como se trata de pandemia, até essa meta ser alcançada pode demorar algum tempo”, explica.

Cesar Bueno finalizou a live com uma mensagem de otimismo. “O comportamento de cada um de nós é que vai decidir o resultado em nossa sociedade. Acreditamos que isso vai passar, mas as medidas de prevenção devem ser obedecidas. Só assim chegaremos ao final com saúde, reflexão e aprendizado”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário