PREF IPATINGA KITS ESCOLARES 02 - 728X90

21 de maio, de 2021 | 13:35

Imóvel que abriga Hospital Vital Brazil é considerado de utilidade pública

Divulgação
Decreto determina a desapropriação do imóvel e indica seu uso obrigatório e exclusivo para a prestação de serviço público na área de saúdeDecreto determina a desapropriação do imóvel e indica seu uso obrigatório e exclusivo para a prestação de serviço público na área de saúde

Diante das dificuldades que criaram impasses na troca da mantenedora do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), e que quase deixou de garantir atendimento público pelo SUS, a administração de Timóteo informa que declarou o imóvel onde está situado o hospital, no bairro Timirim, como de utilidade pública para fins de desapropriação de forma amigável ou judicial. O decreto nº 5.441, que definiu a área como de interesse social, foi publicado na última quarta-feira (19).

O decreto determina a desapropriação do imóvel de mais de 12 mil metros quadrados e indica seu uso obrigatório e exclusivo para a prestação de serviço público na área de saúde. O artigo 2º estabelece que em caso de a proprietária se decidir pela venda do imóvel, o município terá direito de preferência para a sua aquisição. O Estatuto da Cidade, em seus artigos 25 e 26, define esse instrumento chamado preempção (direito de preferência na compra) como um instituto da “política urbana fundamental no planejamento municipal”.

O decreto reforça em seu artigo 3º a limitação administrativa de interesse social do imóvel para fins exclusivos de prestação de serviços de saúde, sendo vedada a sua destinação para outras finalidades, ou seja, naquele bem não poderá haver outra atividade senão serviços de saúde, detalha o governo local.

Embora o imóvel seja privado, historicamente o HMVB sempre foi operado em regime de comodato com instituições filantrópicas, sem fins lucrativos, credenciadas pelo SUS, explica a administração Pública. O hospital, como credenciado SUS à Secretaria de Estado de Saúde, recebeu investimentos públicos em equipamentos de mais de R$ 5,3 milhões, dentre outros vários investimentos feitos ao longo dos últimos anos em sua estrutura e que ultrapassam os milhões de reais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário