Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de maio, de 2021 | 17:30

Copasa e Ministério Público lançam projeto pioneiro em Ipatinga que visa economia de água

Tiago Araújo
Albino Campos e Rafael Pureza explicaram o projeto pioneiro que abrangerá 1.000 famílias ipatinguenses Albino Campos e Rafael Pureza explicaram o projeto pioneiro que abrangerá 1.000 famílias ipatinguenses

Com o objetivo de gerar uma economia no uso da água em residências, a Copasa e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançaram o Projeto de Reuso de Águas Cinzas – Reabastecer, para o município de Ipatinga. Em entrevista à imprensa, realizada na tarde desta quinta-feira (20), na sede do MPMG, no bairro Cariru, o superintendente da Unidade de Negócios Leste (UNLE) da Copasa, Albino Campos, e o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Rafael Pureza, explicaram o projeto pioneiro no Estado, que incluirá 1.000 famílias ipatiguenses.

Conforme o promotor Rafael Pureza, o Projeto Reabastecer consiste na doação de 1.000 kits, compostos por uma bombona de 240 litros, para 1.000 famílias cadastradas no projeto e que residem em Ipatinga. “A partir disso será possível realizar o armazenamento das águas cinzas, que são águas de pias, máquina de lavar e chuveiro para que possam ser consumidas depois para usos não nobres, como lavar quintal, garagem, carro e dentre outros”, explicou.

Relevâncias ambiental e social

Rafael Pureza também destacou que o Projeto Reabastecer tem relevâncias ambiental e social. “Acreditamos que vai haver a redução do consumo da água potável, preservando os mananciais e o recurso natural, que é cada vez menos disponível. Além disso, o projeto tem uma grande relevância social, porque com a redução do consumo, as famílias economizarão financeiramente”, ressaltou.

TAC

Em relação à origem do projeto, Rafael Pureza explicou que o MP convidou a Copasa para participar dessa iniciativa, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “Nessa parceria, o MP garante que o projeto será realizado de forma transparente e vamos buscar transmitir para a comunidade os resultados. Estaremos monitorando a cada mês o consumo de água das famílias cadastradas, para que consigamos ver, em números, essa economia. Já o TAC surgiu a partir de uma constatação de um funcionamento deficiente na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo corrigido pela Copasa e como forma de compensação, está sendo desenvolvido esse projeto”, salientou.

Projeto Pioneiro

Conforme Rafael Pureza, o Projeto Reabastecer, desenvolvido em Ipatinga, é pioneiro no Estado. “É um projeto que não foi desenvolvido em nenhum outro lugar de Minas Gerais. Portanto, é um projeto para Ipatinga e esperamos que a população possa abraçar isso, porque é um incentivo”.

Chamamento público

Na entrevista, o superintendente Albino Campos explicou que foi aberto um chamamento público no site da Copasa (www.copasa.com.br/reabastecer) para que as famílias possam se inscrever. “Faremos a seleção de 1.000 famílias das categorias social e residencial, em cinco faixas de consumo, dentre quais, 200 famílias por faixa de consumo. O projeto terá 13 meses de monitoramento mensal, aferindo qual a faixa de consumo que mais obteve resultado positivo de água e financeira”, relatou.

Prazo

O prazo de cadastro no Projeto Reabastecer se encerrará no dia 14 de junho deste ano, conforme Albino Campos. “Tem até esse dia para que as famílias possam fazer a inscrição. No momento que as famílias acessarem o site, haverá um formulário para ser preenchido. Importante que a pessoa que for realizar o cadastro tenha uma fatura da Copasa em mãos, porque será solicitado o número do identificador, além de alguns dados pessoais. Antes da instalação do kit na casa da pessoa, que contém a bombona de 240 litros, uma equipe de mobilização social da Copasa orientará melhor as famílias em relação como deverá ser o reaproveitamento da água”, concluiu.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedro

21 de maio, 2021 | 14:28

“Parabens ao Ministério Público. Uma ótima medida que ajuda quem mais precisa, a população mais pobre que ira economizar agua. Isso ajudará o meio ambiente. Sensacional. Parabens ao promotor Rafael Pureza que conseguiu essa vitória junto a copasa..”

Edsone

20 de maio, 2021 | 21:46

“Uma dúvida! A COPASA cobra taxa de esgoto, no mesmo valor de água utilizada. Nesse caso, o cidadão terá algum desconto nesse assalto, ou o MP irá garantir que a cobrança continue sendo feita, e terá alguma porcentagem
pela participação?”

Elson

20 de maio, 2021 | 21:25

“No caso dessa parceria entre MP e COPASA, o valor exorbitante cobrado de "taxa de esgoto", será dividido, ou continua apenas nos cofres da empresa? rs”

Lucia Paiva

20 de maio, 2021 | 20:13

“E me respondam uma coisa. Nesse caso, a COPASA irá cobrar a taxa de esgoto também? rs”

Antonio

20 de maio, 2021 | 20:12

“Uai! O MP se filiou a gananciosa COPASA? Aí tem. Estamos no mato sem cachorro....”

Envie seu Comentário