Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de maio, de 2021 | 17:10

'Luz no Patrimônio' valoriza cidades e monumentos históricos de Minas

Programa lançado pela Secult e pelo Iepha-MG promove modernização de rede elétrica e projetos de iluminação cênica em edifícios tomados

Xará/Secult-MG
Catas Altas é uma das primeiras cidades contempladas com a iniciativa de qualificação e promoção do patrimônio cultural mineiroCatas Altas é uma das primeiras cidades contempladas com a iniciativa de qualificação e promoção do patrimônio cultural mineiro

Cidades históricas de Minas Gerais serão contempladas com mais uma importante iniciativa de qualificação e promoção do patrimônio cultural. O programa ‘Luz no Patrimônio’, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), busca requalificar a paisagem urbana dos centros, núcleos históricos e bens protegidos no estado, promovendo a conversão das redes aéreas de iluminação pública existentes para redes subterrâneas de distribuição de energia, além de projetos de iluminação cênica em edifícios tombados.

Os dois primeiros municípios mineiros a receber essa requalificação de seus núcleos históricos são Catas Altas e Mariana (no distrito de Santa Rita Durão), ambas na região Central de Minas. Foram assinados dois termos de compromisso entre o Iepha-MG e a Vale que garantem, entre outras ações, o início da execução do projeto, previsto para o mês de junho. Os termos são consequência de medida compensatória.

“O projeto irá retirar a poluição visual dos nossos centros históricos com o cabeamento subterrâneo. Em conjunto com a iluminação cênica, vai promover ampla revitalização das nossas cidades e distritos barrocos, promovendo Minas como destino cultural no cenário nacional e internacional”, destaca Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo. De acordo com o secretário, o Reviva Turismo apresenta a meta de criação de 100 mil empregos no setor até o fim de 2021.

Cooperação

Para a realização do programa Luz no Patrimônio, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre Cemig, Secult e Iepha-MG, para elaboração de projeto básico e orçamento dos projetos de obras para cada localidade, a partir da indicação das áreas de intervenção acordadas com as administrações públicas de cada município. Para Felipe Cardoso Vale Pires, presidente do Iepha-MG, o Luz no Patrimônio “vai trazer maior visibilidade aos núcleos históricos de Minas”. “Em função dessas novas instalações, o projeto ganha dimensão cênica, mas também amplia a visibilidade e segurança dos monumentos e das obras”, afirma.

Duas ações

O programa Luz no Patrimônio é composto por duas ações. Uma delas atuará na iluminação monumental em edifícios tombados, focando na primeira fase em edificações dos quatro conjuntos reconhecidos como patrimônio histórico mundial pela Unesco: Ouro Preto, centro histórico de Diamantina, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte.

A outra ação é a instalação de redes de distribuição subterrânea para iluminação pública em cerca de 40 núcleos protegidos de cidades históricas do estado de Minas Gerais. Para além da requalificação da iluminação pública e padrões de energia dos edifícios, o programa significa também a implantação de tecnologia mais adequada e segura.

Espera-se que o programa proporcione o desenvolvimento de modelos de projetos de forma compartilhada entre a Associação de Cidades Históricas de Minas Gerais (ACH-MG), as prefeituras, a Secult, o Iepha-MG, a Cemig, o Ministério Público de Minas Gerais, MPMG e a iniciativa privada, que poderão ser adaptados à realidade de vários municípios, visando a valorização e promoção do patrimônio cultural do estado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário