20 de maio, de 2021 | 17:05

Consumidores vão ser reembolsados por show cancelado de dupla sertaneja em Ipatinga

Justiça também determinou o pagamento de danos morais coletivos

Consumidores que adquiriram ingressos para assistir ao show da dupla sertaneja Maiara e Maraísa, no evento Ipatinga Festival, em 2017, vão receber de volta o valor desembolsado. A apresentação da dupla foi cancelada em cima da hora pelas empresas responsáveis.

A decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou ainda que seja paga uma indenização por danos morais coletivos no valor de R﹩ 25 mil. O valor será destinado para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC).

Divulgação
 A apresentação da dupla em Ipatinga foi cancelada em cima da hora pelas empresas responsáveis. A apresentação da dupla em Ipatinga foi cancelada em cima da hora pelas empresas responsáveis.
Cancelamento

De acordo com o processo, a presença da dupla Maiara e Maraísa no evento Ipatinga Festival de 2017 havia sido confirmada e divulgada pelos organizadores. No entanto, no dia do festival as artistas não apareceram no horário previsto. Horas depois a empresa Flor de Lis informou que elas não se apresentariam em função das condições do tempo que impossibilitaram a aterrisagem da aeronave no aeroporto de Ipatinga.

De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), horas antes, a dupla se apresentaria em um evento em Salvador-BA, a 1200km de Ipatinga. Diante disso, o MP afirma que o cancelamento do show decorreu do fato de a empresa Show Completo, responsável por agenciar a dupla, ter agendado apresentações das cantoras em locais distantes, porém em horários muito próximos, impossibilitando o deslocamento.

A decisão da 2ª Vara Cível da comarca de Ipatinga determinou que as duas empresas reembolsem, solidariamente, os consumidores que adquiriram ingressos para a apresentação da dupla sertaneja.

O MP recorreu da decisão alegando que as empresas também devem ser condenadas ao pagamento de indenização por danos morais coletivos.

Desrespeito e frustração

Para o relator, desembargador José Marcos Rodrigues Vieira, a conduta das empresas foi desrespeitosa com o público, gerando frustração nos consumidores que adquiriram os ingressos para ver a apresentação das artistas.

"Além disso, também não foi respeitado o dever de informar, vez que o público esperou pela apresentação da dupla até o final do evento e só foi informado posteriormente - horas depois do que deveria ser o início do show, conforme se observa dos autos - que aquele não aconteceria.", concluiu o relator.

Diante disso, o magistrado afirmou que as partes, além do ressarcirem os consumidores pelo valor nos ingressos, também deverão pagar indenização por danos morais coletivos. O valor foi fixado em R﹩25 mil, e deverá ser revertido para o FEPDC. Votaram de acordo com o relator os desembargadores Pedro Aleixo e Ramom Tácio.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom /Tribunal de Justiça de Minas Gerais )
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Comentários

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Bruna

26 de maio, 2021 | 18:05

“Eu estava no show, como faço para requerer os meus direitos?”

Roger Quintão

21 de maio, 2021 | 09:59

“Eu TB estive no show, e fiquei até de manhã esperando elas chegarem, onde a todo estante o locutor ficava dizendo que elas estavam chegando, até que disse que não iria vim mais, mas quem foi , sabe que foi um ótimo show , e que não é que elas não fizeram falta! Mas acho que todos só teriam como provar, mostrando as fotos do dia do show, como ainda tenho as fotos! Mas o certo era a empresa fazer um show grátis aberto ao público em Ipatinga depois que terminar está pandemia, até mesmo no aniversário da cidade, onde elas poderiam pedir desculpas pelo ocorrido para a população do vale do aço! Era só entrar em acordo já que foi julgada e punida!”

Tu

21 de maio, 2021 | 06:05

“So deve receber quem entrou na justiça apos o fato”

Keslley

20 de maio, 2021 | 22:57

“Estive nesse show, como faço pra ter me reembolso?”

Raphael

20 de maio, 2021 | 22:05

“Eu estava nesse evento e fiquei ate as 5h da manha aguardando a dupla.... todos ficaram revoltados. Mas a pergunta q n quer calar? Como vao conseguir reembolsar todos? N tem se quer como provar a compra do ingresso para pagamentos em dinheiro.... Aguardando a cena dos próximos capitulos....”

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