20 de maio, de 2021 | 13:00

Consul aposta expansão de lojas, atendimento e variedade de produtos para fazer frente à concorrência

Bruna Lage
O presidente da Consul, Adilson Suda (centro), esteve acompanhado dos diretores Geraldo Magela Miranda Foca e Emílio Jorge Chain O presidente da Consul, Adilson Suda (centro), esteve acompanhado dos diretores Geraldo Magela Miranda Foca e Emílio Jorge Chain

O presidente da cooperativa Consul, Adilson Suda, concedeu entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira (20), quando explicou o trabalho que tem sido realizado para ofertar mais conforto e qualidade aos clientes. Ao lado dos diretores Geraldo Magela Miranda Foca (Operacional) e Emílio Jorge Chain (Administrativo e Financeiro), o dirigente assegurou inclusive que não haverá demissão dos cooperados do hipermercado do Shopping Vale do Aço, que serão redirecionados para a nova unidade, a ser inaugurada no bairro Bom Retiro, até o fim do ano.

Com o lema “Consul, mais perto de você”, o objetivo da direção da cooperativa é levar lojas para perto dos cooperados. “A expansão continua, mesmo porque vamos deixar de operar no shopping e abriremos uma loja no bairro Bom Retiro. Já temos lojas no Ideal, Cariru, Quitandinha e Horto. Vamos ampliar as existentes para acomodar melhor os cooperados que deixarão de fazer compras no shopping. Evidentemente precisamos de condições financeiras para fazê-lo e temos trabalhando muito, principalmente na contenção de despesas e também na recuperação fiscal”, detalhou Suda.

Retorno de sobras

Adilson Suda lembrou que a Consul é uma empresa transparente e que paga todos os impostos e que a recuperação fiscal tem auxiliado muito, de forma a permitir a realização do retorno de sobras para os cooperados, que terá início no mês de julho. “Esse retorno nada mais é que o resultado das nossas operações positivas. Em 2020 investimos R$ 6,5 milhões na construção de três novas lojas: no Horto, Veneza II e Iguaçu.

Essa sobra poderia ser maior, mas precisamos de verba para continuar crescendo. Estamos retornando em vales-compra para nossos cooperados R$ 1,650 milhão. Então o cooperado que mais compra terá mais parte nessa sobra”, aponta.

Sobre a ampliação das lojas, o presidente explicou que a unidade do Ideal está praticamente finalizada. Por lá, houve um aumento de 100 metros quadrados, principalmente dentro da loja. “Estamos mudando também o estacionamento, de forma a facilitar o acesso. Então, não somente o aumento de loja vai propiciar conforto na hora das compras, mas também a variedade e mix de produtos”, acrescenta.

Cooperados

Sobre a unidade que atualmente opera no Shopping Vale do Aço, Adilson Suda pontua que 125 funcionários diretos trabalham no local, em uma loja de 4 mil metros quadrados. Segundo ele, essas pessoas serão transferidas para as demais lojas.

“Para se ter uma ideia, só a loja do Bom Retiro ‘levará’ 90 funcionários. Sobrarão 35 que serão confortavelmente alocados nas outras unidades e nas que estão em expansão. Temos planejamento até o fim do ano para tentar abrir mais lojas em outros municípios, como Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso, esta no bairro Cidade Nova”, vislumbra. No caso do Cidade Nova, um terreno foi identificado como sendo da cooperativa, por meio de um anúncio em outdoor, na avenida Carlos Edmundo Landaeta, próximo à escola Estadual Herberto José de Souza, Betinho.

No caso da obra do bairro Bom Retiro, o serviço deve durar seis meses e está em fase de limpeza do terreno. “Acredito que até o fim do ano estaremos operando nessa loja, o que deverá ser conciliado com a saída daqui do shopping, talvez com uma diferença de um mês, no máximo dois”, esclareceu Suda.

Imbróglio antigo

Para colocar fim em uma disputa que vinha sendo travada há vários anos, a diretoria da Consul decidiu retirar da Justiça um processo que era movido em torno do espaço do Hipermercado no Shopping Vale do Aço. E como parte do acordo celebrado, entre outros pontos, recupera o capital que estava retido em depósito judicial. Também ficou definida a construção de uma nova unidade no terreno localizado na esquina das avenidas Fernando de Noronha e Pero Vaz de Caminha, bairro Bom Retiro.

A área onde há alguns anos funcionou o Estádio do Industrial, e que tem 160 metros de frente para a avenida Fernando de Noronha e 100 metros de frente para a avenida Pero Vaz de caminha, será usado para a construção de um novo supermercado.

Atacarejo, tendência no setor

Sobre o mercado e a diversidade de locais para compras, o presidente ponderou que o varejo enfrenta dificuldades para competir com o atacarejo (junção de atacado e varejo). Segundo ele, o diferencial competitivo desta modalidade é o grande volume de compra, além de que as próprias indústrias dão descontos diferenciados para os atacados. “O formato que estão trazendo é comprar no atacado e vender no varejo e isso gera dificuldade para quem ainda não trabalha com atacado. O único supermercado que ainda não tem modelo atacarejo é a Consul. O Duvale abrirá atacarejo em Timóteo. O Garcia, que é varejo, abrirá atacarejo em Paraíso e os outros já são atacarejo”, aponta Suda.

Para o dirigente, o diferencial da Consul deve ser a qualidade dos produtos, com diversidade de mix que o atacarejo não tem, pois trabalha com volume. “E principalmente, o que fideliza o cliente é o atendimento. Tem sido e será cada vez mais importante esse relacionamento humano. São os aspectos que temos de trabalhar”, assegurou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joel Sousa

21 de maio, 2021 | 15:17

“Sou sócio da Consul há tanto tempo que a considero minha casa.
De algum tempo prá cá, porém, a Cooperativa passou a praticar preços mais altos em relação à concorrência.
Antes, por exemplo, não era necessário comparar preços de medicamentos, a Consul sempre ganhava, o que já não ocorre. Por que será?
Muito obrigado, e meu abraço.
Joel”

Lígia Maria de Morais Dias

20 de maio, 2021 | 20:36

“Quero deixar o meu sincero agradecimento a Consul todos os dias ,não só porque sou funcionária e cooperada , antes ser funcionária já conhecia a Consul pela sua excelência na qualidade dos seus produtos, atendimento e dentre muitos outros que a mesma oferece aos seus empregados e cooperados. Gratidão sempre...”

Eduardo

20 de maio, 2021 | 17:50

“Conheço a filosofia de trabalho da Consul, um atendimento diferenciado e o CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS PERECÍVEIS É IMPECÁVEL,
Será formidável uma loja no Bom Retiro.”

Ozias Fidelix Junior

20 de maio, 2021 | 16:01

“Prezo pela qualidade dos produtos e atendimento nas Lojas da Consul. Funcionários Corteses e Educados.
Não abro mão da qualidade da alimentação da minha Família. O resultado é saúde.”

Envie seu Comentário