Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de maio, de 2021 | 14:01

Maranhão registra seis casos de covid-19 provocados por variante indiana

Os pacientes são viajantes que entraram no Brasil por navio; tripulantes estão isolados e embarcação sem autorização para atracar

Divulgação Mtur
Pacientes com variante indiana foram atendidos em São Luís, retirados de navio Pacientes com variante indiana foram atendidos em São Luís, retirados de navio

O Estado do Maranhão registrou os primeiros 6 casos de covid-19 no Brasil provocados pela variante B.1.617 do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia.

Na sexta-feira (15) um paciente indiano, de 54 anos, deu entrada em um hospital da rede privada de São Luís, capital maranhense. Ele é tripulante do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no estado e segue em quarentena desde sexta-feira.

Depois da notificação do 1º caso, outros 14 tripulantes testaram positivo para a doença. Em entrevista à imprensa, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, confirmou que foi possível fazer o estudo genômico em seis infectados, confirmando a presença da cepa indiana. Os outros oito pacientes tinham a carga viral muito baixa e não foi possível fazer.

Os tripulantes da embarcação estão isolados e o navio não tem permissão para atracar em solo maranhense. Segundo o secretário, três pacientes saíram do navio para receber atendimento de saúde. As outras 100 pessoas que tiveram contato com eles serão isoladas e testadas.

Segundo a reportagem do jornal O Globo, o governo estadual informou que foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os sintomas e a hospitalização do paciente com caso já confirmado.

O teste já havia confirmado o diagnóstico positivo, mas ainda não havia sido identificada a cepa do coronavírus que causou a doença no tripulante.

Voos restritos

A Casa Civil da Presidência da República publicou uma portaria, em 14 maio, que restringe os voos vindos da Índia para o Brasil, exceto os transportadores de carga. A medida busca evitar a propagação da variante do novo coronavírus identificada no país asiático.

O que é a cepa indiana

Em 10 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que a variante indiana tem risco de maior transmissibilidade e características que podem tornar as vacinas menos eficazes. Segundo a organização, a cepa já foi identificada em 17 países.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário