19 de maio, de 2021 | 17:37

Mostra Solus reúne 16 atrações virtuais de teatro, dança e vídeo

Primeira etapa do ‘Encontro de Solos Verbais e Não Verbais’, de hoje até domingo, tem espetáculos de Ipatinga, Fabriciano, Curitiba, Natal e Rio de Janeiro

Divulgação
A premiada atriz Nena Inoue participa da abertura da mostra virtualA premiada atriz Nena Inoue participa da abertura da mostra virtual

Começa nesta quinta-feira (20), a série de espetáculos do projeto Solus – Encontro de Solos Verbais e Não Verbais, mostra não competitiva de teatro, dança, vídeo e performance, transmitida em redes sociais. No total, em 10 dias, serão apresentadas 16 criações selecionadas de artistas de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Santa Catarina.

A programação virtual será realizada em duas etapas: de hoje até domingo (23) e, na próxima semana, de 26 a 30 de maio. Conforme a produção, “são espetáculos de diferentes linguagens que dialogam entre si” e a característica principal é a presença de apenas um artista em cena. Com exceções da estreia e do encerramento, a cada dia da programação serão exibidos dois trabalhos de curta duração e, logo após as exibições, acontecerá um bate-papo pelo Instagram @luziadiresende com a participação dos artistas. Toda a programação poderá ser acompanhada, gratuitamente, sempre a partir das 20h, no canal do YouTube https://youtube.com/user/luziadiresende.

Divulgação
'Testemunha Ocular' é um dos espetáculos selecionados na região'Testemunha Ocular' é um dos espetáculos selecionados na região
Abertura

A premiada atriz Nena Inoue, já reconhecida no Prêmio Shell e no Prêmio Governador do Estado do Paraná, protagoniza “Para Não Morrer”, nesta quarta-feira. A peça aborda temáticas femininas e feministas e apresenta histórias verídicas de mulheres, em distintas épocas e lugares, que deram sua vida pela liberdade e pela justiça. Com dramaturgia do jovem curitibano Francisco Mallmann, a partir do livro “Mulheres”, de Eduardo Galeano, a montagem mostra a biografia de várias personagens históricas e debate a manutenção da memória, apresentando o Brasil em interlocução com toda a América Latina.

Programação dupla

Nesta sexta-feira (21) entrará em cena “Testemunha Ocular”, com dramaturgia e direção de Luzia di Resende e atuação de Ariel Bertola. No espetáculo, passagens sombrias da ditadura, torturas, mortes e desaparecimentos ressurgem para assombrar o presente. “Eu vou contar para o meu filho, ele conta pro dele, e assim ninguém esquece”, diz o texto, para destacar a importância de manter viva a história.

Na sequência, a atração será “Nós Versus Eles”, com a dramaturga e atriz Ana Clara Veras, de Natal (RN). A peça busca incentivar a reflexão sobre o feminicídio, a miséria e tantas violências e desigualdades sociais.

Divulgação
Performance do Rio do Janeiro vai encerrar a primeira fase de apresentaçõesPerformance do Rio do Janeiro vai encerrar a primeira fase de apresentações
De Ipatinga

No sábado (22), a programação virtual vai apresentar uma releitura contemporânea do texto “A Mais Forte”, de August Strindberg. Com dramaturgia e atuação de Luzia di Resende e edição de Ariel Bertola, conta a história de duas mulheres enganadas pelo mesmo homem, retrato das relações ainda baseadas no privilégio masculino da traição aos acordos das relações amorosas. “É uma desconstrução da disputa pelo sexo masculino, livre de rótulos de inimigas, ganhadoras ou de perdedoras. É a mulher contemporânea que encontra na outra a sua fortaleza”, avalia a atriz. Na segunda atração do sábado, o grupo Híbridus vai apresentar “Re-Forma”, com o artista de dança Luciano Botelho e a colaboração de Marco Paulo Rolla.

Divulgação
Perfomance de Coronel Fabriciano é uma das atrações virtuais de domingoPerfomance de Coronel Fabriciano é uma das atrações virtuais de domingo
Duas performances

No domingo (23), a programação do Solus vai começar com “Reticências”, de Coronel Fabriciano. A artista Camile Gracian mostra sua performance com a proposta de refletir sobre o tempo, a forma como ele flui, os ciclos e as rupturas causados por essa transformação. “Uma atriz desnuda de suas vaidades, redesenhando suas memórias em confronto com o tempo e a tentativa de se organizar no mundo”, destaca Camile.

No encerramento, a atração será o espetáculo “Vamo Acelerá Essa Festinha”, do Rio de Janeiro, com a performance de Katerina Amsler. A peça conta a história de uma mulher que, um dia, acorda confusa e descobre que foi dopada em sua própria casa pelo marido. “Ser mulher e continuar viva não é uma utopia, é uma realidade”, diz o texto.
A realização do projeto Solus é da Associação Cultural Perna de Palco, por meio da Lei Aldir Blanc, com apoio do Governo de Minas Gerais e da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.

Serviço

Local: YouTube https://youtube.com/user/luziadiresende
Horário: 20h
Mais informações: Luzia di Resende (31) 98827-8776.

Dia 20 – quinta-feira
Para Não Morrer, com Nena Inoue – Curitiba/PR

Dia 21 – sexta-feira
Testemunha Ocular, com Ariel Bertola – Ipatinga/MG
Nós Versus Eles, com Ana Clara Veras – Natal/RN

Dia 22 – sábado
Mais Fortes, com Luzia di Resende – Ipatinga/MG
Re-Forma, com Luciano Botelho – Ipatinga/MG

Dia 23 – domingo
Reticências, com Camile Gracian – Coronel Fabriciano/MG
Vamo Acelará Essa Festinha, com Katerina Amsler – Rio de Janeiro/RJ
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário