19 de maio, de 2021 | 17:27

Governo de Ipatinga propõe criação da Guarda Municipal

Divulgação
Projeto de Lei enviado à Câmara prevê estruturação de grupamento com 50 guardas civis para atuar junto à populaçãoProjeto de Lei enviado à Câmara prevê estruturação de grupamento com 50 guardas civis para atuar junto à população

O prefeito Gustavo Nunes (PSL) enviou para avaliação da Câmara de Ipatinga, nesta quarta-feira (19), o Projeto de Lei 93 de 2021, que institui a Guarda Civil Municipal e dispõe sobre a estrutura administrativa da instituição. Para assinatura da proposta, o chefe do Executivo recebeu em seu gabinete representantes das forças de segurança, do Legislativo, Conselho de Segurança Pública (Consep) e integrantes da equipe de governo envolvidos na elaboração do Projeto, informou o governo local.

De acordo com a matéria encaminhada ao Legislativo, a Guarda Municipal de Ipatinga será órgão integrante do Poder Executivo, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Convivência Cidadã (Sescon), e terá a finalidade de executar policiamento ostensivo, preventivo e garantir proteção à população e ao patrimônio do município. Entre as funções da Guarda Municipal destaca-se o apoio às polícias Civil e Militar e demais forças de segurança.

"A Guarda Civil Municipal sempre foi uma proposta de diversas campanhas políticas, mas nunca saiu do papel. Nossa equipe trabalhou muito para elaborar e concretizar esse projeto, e agora este antigo desejo está se tornando uma realidade", salientou Gustavo Nunes.

Segundo o responsável pela Sescon, Décio Camargos, que auxiliou na elaboração do projeto, a Guarda Municipal irá somar forças na promoção da segurança pública. “Instituir a Guarda Municipal em Ipatinga contribui significativamente para a contenção e diminuição dos índices de criminalidade de um modo geral. Todos os guardas municipais serão previamente capacitados, submetendo-se a preparação e avaliação em curso próprio”, informa.

Processo seletivo

Inicialmente será realizado um processo seletivo para o preenchimento de 50 vagas para o cargo de guarda civil municipal. O cargo público efetivo de guarda civil municipal é acessível a todos os brasileiros natos ou naturalizados, mediante concurso público de provas e títulos. Os candidatos ao cargo público, além dos requisitos constitucionais e legais pertinentes, deverão atender às exigências contidas no edital que será publicado no Diário Oficial do município.

O Executivo reforça que conta com a aprovação do projeto de lei pelas comissões técnicas e o plenário da Câmara dos Vereadores. Em seguida, pretende dar continuidade à organização do concurso e definir a banca realizadora do certame que, em observância à Lei Complementar 173/20, deverá se dar no primeiro semestre de 2022.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luizao

21 de maio, 2021 | 08:03

“quando nao se tem objetivo atira-se para todos os lados. "perdido"”

Guima

20 de maio, 2021 | 12:01

“Guarda Municipal na maioria das vezes como em S. Paulo.e Rio viram parasitas. A maioria são mal preparados e inúteis. Além de ser um gasto muito.caro. O nosso querido prefeito seria bem melhor investir na nossa tradicional polícia militar e voltar a investir no projeto olho vivo.. Também existe prioridades como exemplo o transporte público absoleto. Precisa ser modernizado. Também investir na saúde. Blz.”

Cidadão

20 de maio, 2021 | 10:49

“Ipatinga não precisa de GCM, é aumento de despesas desnecessárias. Temos outras prioridades na cidade.”

Viana

19 de maio, 2021 | 22:14

“A população foi consultada ?
Será que o povo tá querendo mais despesas ?”

Natal

19 de maio, 2021 | 21:47

“.... aqui em ipatinga precisa mesmo de uma guarda municipal .
.... ( pensa )
.... pra que serve uma GCM.
....bom.!”

Souza

19 de maio, 2021 | 19:59

“Este prefeito quando saiu candidato dizia que ia cortar os cargos de confiança pela metade, dobrou o número, agora vem com este projeto de guarda municipal para colocar mais uns 50 apadrinhados, sem falar na centena de cargos doado aos vereadores, toma vergonha seu prefeito, você foi eleito para fazer a diferença, está por do que os outros prefeitos.”

Antonio Dimas Guedes Otoni

19 de maio, 2021 | 18:31

“GUARDA MUNICIPAL PRÁ QUE? INVENTAR DESPESAS, DEVE TER COISA MAIS IMPORTANTE PARA GASTAR DINHEIRO PÚBLICO.”

Anonimo

19 de maio, 2021 | 17:47

“A pouco tempo não tinha dinheiro p pagar as férias do funcionalismo.
Chegou criando vários cargos de Sec. adjunto e agora querendo criar mais 50 cargos? Onde vai parar?
Ipatinga não tem problema de falta de policiais/policiamento, pelo contrário, a PM da cidade é suficiente e muito eficiente.
Poderia esquecer um pouco os comerciantes e começar a começar a governar para toda população da cidade, principalmente os mais necessitados.”

Jorge

19 de maio, 2021 | 17:39

“Se for para trabalhar nos bairros de periféricos,muito bom,agora se for para ficar povoando centro e cidade Nobre não precisa.”

Envie seu Comentário