22 de abril, de 2021 | 09:00

Secretário afirma que Minas está com queda de casos de covid e que aulas devem ser retomadas

Gil Leonardi/Imprensa MG
Fábio Baccheretti destacou que, dentro de duas semanas, os números de casos de covid-19 começarão a cair Fábio Baccheretti destacou que, dentro de duas semanas, os números de casos de covid-19 começarão a cair

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que Minas Gerais está em um momento de queda de número de casos de covid-19 e que a retomada das aulas presenciais deve ocorrer o quanto antes. Conforme o titular da pasta, a orientação do Estado é que as escolas devem retomar suas atividades com todos os protocolos de segurança possíveis.

Fábio Baccheretti ressaltou que Minas Gerais passa por um momento de queda dos casos de infecção pelo coronavírus e que o momento permite pensar no retorno às aulas presenciais. “Já tem experiências no mundo inteiro que mostram que, no caso da educação infantil, há um prejuízo menor em voltar do que em não voltar. Estamos no momento de queda de casos. São turmas reduzidas que permitem os protocolos serem bem estabelecidos. Então acredito que com essa queda de incidência seja o momento de retornar, paulatinamente, as aulas, especialmente, em Educação Infantil”, disse o secretário em entrevista para a Rádio Super, nesta terça-feira (20).

Adaptação

O titular da pasta também ressaltou que a Educação não pode ser excluída na pandemia, enquanto não ocorra o final completo da circulação do vírus. “Temos que nos adaptar. E os protocolos foram muito discutidos no Minas Consciente e já consta dentro dele o retorno às aulas. Existe a judicialização do ensino presencial e estamos discutindo junto aos órgãos competentes para que nós consigamos esse retorno. Se forem bem estabelecidos os protocolos, os ganhos para as crianças e jovens serão muito maiores”, afirmou.

Vacinação

Segundo Baccheretti, existe também a tentativa do governo do estado em priorizar a vacinação dos professores, reduzindo ainda mais os riscos de contágio. “Estamos discutindo e logo teremos novidades, e a posição do Estado é que a escola deve retornar o mais rápido possível com todos os protocolos de segurança sanitária possíveis”, destacou.

Educação Infantil

Ainda segundo o secretário, o planejamento do Estado é que a Educação Infantil se inicie nas regiões que passarem da Onda Vermelha para Amarela. “Nessas regiões vamos retornar as aulas presenciais de Educação Infantil, que não têm alternativa em relação às aulas por teleconferência. Quem está no ensino médio, por exemplo, tem essa alternativa. Estamos discutindo com os sindicatos e especialistas a melhor forma de retorno”, destacou.

Tendência de queda

Em relação à situação epidemiológica, Fábio Baccheretti salientou que os óbitos por covid-19 continuam elevados no estado e esse cenário deve continuar nos próximos dias. “Veremos daqui uma ou duas semanas a queda, mas os números de casos novos e a sua variação de incidência mostram que, neste momento, vem reduzindo o número de infectados. Logo, os hospitais ficarão com menos pacientes. Portanto, estamos no momento de queda dos casos, mostrando sucesso da Onda Roxa, do comportamento da população nesse tempo, para que a gente viva momentos melhores daqui para frente”, afirmou.

Projeto de Lei

Um dia depois da fala do secretário Fábio Baccheretti, a Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei (PL 5595/20) que proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município. O PL torna a educação infantil, os ensinos fundamental e médio e a educação superior serviços essenciais, que são aqueles que não podem ser interrompidos durante a pandemia. O texto segue agora para o Senado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jorge

22 de abril, 2021 | 14:18

“E a Sr prefeito de Ipatinga mg, cadê o retorno das aulas.”

Envie seu Comentário