20 de abril, de 2021 | 15:15

Proposta promovida pela Arsae aponta para redução nas tarifas da Copasa

Reprodução/Foto ilustrativa
Arsae iniciou terceira e última fase do processo de consultas e audiências públicas referentes à 2ª Revisão Tarifária Periódica da CopasaArsae iniciou terceira e última fase do processo de consultas e audiências públicas referentes à 2ª Revisão Tarifária Periódica da Copasa

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) iniciou nesta terça-feira (20) a terceira e última fase do processo de consultas e audiências públicas referentes à 2ª Revisão Tarifária Periódica da Copasa e à 3ª Revisão Tarifária da subsidiária Copanor, cujos resultados serão aplicados a partir 1º de agosto. A Arsae afirma que vai extinguir a tarifa de tratamento de esgoto e definir uma única tarifa para o serviço de esgoto, seja ele coleta ou tratamento. Com isso, o valor da tarifa de esgoto será de 74% da tarifa de água. Valor abaixo dos atuais 100% para quem tem esgoto tratado.

O diretor-geral da Arsae, Antônio Claret, destaca que é a primeira vez que uma revisão tarifária promovida pela Agência aponta para uma redução no valor das tarifas.

O período de recebimento de contribuições desta Consulta Pública sobre os temas discutidos nesta última fase prossegue até o dia 20 de maio deste ano. A expectativa é que os resultados finais sejam publicados até o dia 30 de junho de 2021.

O coordenador da área econômica da Agência, Raphael Castanheira, explica que serão debatidos os impactos tarifários a serem percebidos pelos usuários da Copasa e Copanor, assim como as regras que prevalecerão para os reajustes e revisões tarifárias nos próximos anos. “Dado que o procedimento de revisão tarifária envolve o estabelecimento de um conjunto de regras e mecanismos de indução à eficiência, expansão e qualidade dos serviços ao longo dos próximos quatro anos, é de suma importância que todos os atores sejam ouvidos, garantindo-se o controle social nas decisões do ente regulador”, afirma.

Em função da pandemia de covid-19, uma audiência pública será realizada por meio virtual no dia 7 de maio, das 14h às 17h. Mais detalhes sobre a realização desta audiência virtual serão divulgados no site e nas mídias sociais da Arsae. A inscrição para essa audiência pública será realizada também pelo e-mail [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose Brandao Filho

21 de abril, 2021 | 11:10

“Bom dia, moro em timoteo e acho um absurdo a cobrança do esgotamento de esgoto pela copasa, uma vez que o valor do esgotamento é praticamente o valor da agua...... e o pior aqui em timoteo não tem tratamento de esgoto ..... absurdo....”

Eli Paulo de Freitas

21 de abril, 2021 | 08:51

“Na minha cidade não tem nenhum tratamento de esgoto e estamos pagando há mais de um ano 100% do valor de consumo da água. Como vai ficar esse absurdo, esse roubo aos nossos bolsos? E o que já nos foi extorquido? Seremos reembolsados? Se a tarifa vai ser reduzida porque não voltou à mesma porcentagem que já pagavamos antes? Porque 74% se não tivemos nenhuma melhoria nos serviços?”

Envie seu Comentário