20 de abril, de 2021 | 14:36

21 de abril: uma homenagem aos policiais civis de Minas Gerais

Alexandre Silveira*

A coragem de Tiradentes o tornou mártir da Inconfidência Mineira e Patrono da Polícia Civil de Minas Gerais. As comemorações do dia 21 de abril, data em que se homenageia este herói brasileiro, são justas em enaltecer as glórias do passado, pois nós policiais e a Polícia Judiciária pouco temos a comemorar. Infelizmente, testemunhamos uma perda de investimentos crescentes ano a ano, com décadas de sucateamento e desmonte da Polícia Civil em Minas Gerais e no Brasil. Tudo isso se reflete no agravamento das condições de trabalho dos profissionais, resultando em prejuízos incalculáveis, tanto para a sociedade quanto para os nobres policiais mineiros.

Esta é uma data muito especial para se reiterar a defesa dos direitos e dos esperados avanços legais e institucionais. Que a coragem transformadora de Tiradentes inspire o Governo de Minas Gerais, por exemplo, a regulamentar artigos importantes da Lei Orgânica da Polícia Civil, sancionada há 8 anos; a normatizar o mecanismo da Lista Tríplice para a escolha do Chefe de Polícia Civil; a se programar para acabar com a defasagem do contingente de policiais, que se desdobram para cobrir até seis ou sete cidades, em condições precárias. Precisamos de uma Academia de Polícia que resgate a sua metodologia de ensino e pesquisa para promover o círculo virtuoso em que talentos formam novos talentos.

Da mesma forma, que não falte determinação para compensar com remuneração justa o policial que extrapola as 40 horas semanais ou a jornada noturna, ou, ainda, para que a concessão de Ato de Bravura seja outorgada para policiais vivos e não para depois de sua morte.

Esses são alguns exemplos do que se espera há muitos anos para a valorização institucional da Polícia Judiciária. Todos os dias, policiais civis doam o seu tempo e sacrificam a sua vida, movidos pela mesma força do dever, pelo senso de justiça e com a coragem daquele que é celebrado hoje pela sua luta libertária. Saudemos hoje e sempre os gloriosos heróis da Polícia Civil de Minas Gerais.

*Delegado de polícia, suplente do senador Antonio Anastasia, diretor jurídico e técnico da Presidência do Senado Federal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário